Portifolio
Por: cezaraguiar • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.361 Palavras (22 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa promover uma demonstração de como as disciplinas em pauta estão interligadas, pois para que uma empresa tenha pleno êxito é preciso que todos os setores funcionem de forma eficaz, ou seja, contar uma boa contabilidade geral, matemática financeira, comportamento organizacional, estatísticas adequadas, teorias econômicas e metodologia científica.
O gestor precisa estar sempre se atualizando, atento aos concorrentes e a tudo que se passa dentro de sua empresa, aos funcionários, ao comportamento dos mesmos para que tudo ocorra de forma globalizada.
- DESENVOLVIMENTO
- A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Ao inserir uma organização no âmbito empresarial, o gestor deverá conhecer os aspectos envolvidos no contexto laboral, as políticas desenvolvidas pela empresa, os resultados obtidos nas gestões passadas, os meios pelos quais o desenvolvimento estratégico está sendo aplicado na organização, entre outros fatores imprescindíveis que os gestores devem estar cientes dentro de sua empresa, para que sejam tomadas decisões acertadas, desconsiderando àquelas que são desfavoráveis ao andamento contínuo e correto da entidade no meio a qual está inserida. Todas essas análises deverão ser efetuadas eficazmente para que o gestor possa tomar as corretas decisões empresariais, evitando assim que danos econômicos prejudiquem o desenvolvimento financeiro da entidade.
Mas para que essas decisões possam ser tomadas de forma acertada, o gestor não deverá apenas conhecer o cenário, tanto interno quanto externo, da empresa, mas também dominar técnicas que facilitem no procedimento de tomadas de decisões. Técnicas essas que são desenvolvidas por análises feitas através da estatística, que segundo Spiegel (1977), é a área que compreende o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, a organização, o resumo, a apresentação e a análise de dados com interesse na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. Sendo assim, é possível que administradores identifiquem quais cenários serão apropriados para a aplicação de dados obtidos através das análises, contribuindo para que haja rapidez na obtenção de respostas precisas para a solução, ou para evitar que possíveis problemas atinjam a organização.
Uma das análises que auxiliam o gestor no planejamento de suas atividades organizacionais é a análise de probabilidades, sendo possível por intermédio desta, obter resultados específicos para um determinado fator a ser observado. Um planejamento formado por dados reais, extraídos de uma determinada amostra realizada em um espaço a ser considerado, auxilia os gestores na criação de um projeto ou atividade a qual determinará se a entidade encontrará no ambiente organizacional, um espaço adequado para a execução de sua meta estipulada dentro da empresa juntamente com a obtenção de dados externos.
Uma demonstração no contexto organizacional para a verificação da probabilidade de um projeto ser bem sucedido é quando uma empresa realiza uma pesquisa mercadológica sobre um determinado produto ou serviço, obtendo assim informações necessárias para se iniciar um planejamento correto para a possível execução de seu plano. Após recolher informações preliminares sobre o produto ou serviço no mercado, os pesquisadores devem analisar então, qual o comportamento do consumidor em relação ao bem a ser pesquisado, observando assim, se este possui uma favorável apreciação no mercado, quanto desse produto/serviço os consumidores estão dispostos a adquirir, quais são os possíveis concorrentes e qual seria a possibilidade de uma nova marca ingressar no mercado, e ainda assim obter sucesso financeiro.
Após possuir todas essas informações os gestores devem, com dados obtidos através dessas análises, verificar qual é a probabilidade deste novo recurso ser bem aceito pelos consumidores, reconhecendo desta forma se o cenário o qual encontrará será favorável para a implementação de seus projetos. Através das análises de probabilidade saber-se-á qual a possível chance de X consumidores adquirir ou utilizar Y serviço/produto ofertado pela organização, obtendo informações, por exemplo, de que para cada 2X consumidores haverá o consumo de 1Y produto.
[pic 14] [pic 15] [pic 16] [pic 17]
Sendo assim, o gestor poderá prever qual a real situação do ambiente a ser explorado, conhecendo as necessidades dos consumidores, possuindo então, informações importantes para a incorporação de sua marca ao mercado, sabendo assim, como o ambiente irá se comportar após o ingresso do novo produto/serviço.
A análise de probabilidades é uma excelente aliada dos gestores, pois por intermédio dela, poderá conhecer todos os aspectos que serão ou não favoráveis no contexto econômico da organização, indicando em qual área este deverá aplicar suas habilidades administrativas a fim de obter um retorno financeiro positivo para o desenvolvimento eficaz da organização.
- O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.
Não, o uso de estatística auxilia nos estudos de diversos campos, expondo com mais exatidão dados que podem exemplificar e ajudar a desenvolver projetos ou trabalhos que sejam adequados para cada situação, atingindo, assim, melhores resultados.
A estatística pode ser geral ou regionalizada, apontando a realidade de cada tema abordado. Como as empresas visam um crescimento contínuo, a busca por resultados precisos, corretos e instantâneos atrai gestores de diferentes profissões para se utilizarem de ferramentas estatísticas resultando em diagnósticos úteis para o fornecimento de dados relevantes aos seus estudos, podendo assim manter a competitividade acelerada garantindo lucros em suas atividades, sejam elas para fins didáticos ou lucrativos.
...