Portifolio
Por: Brenoadm • 2/11/2015 • Bibliografia • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 260 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que o crescimento econômico de uma empresa representa condição de absoluta necessidade para seu administrador, haja vista que a qualidade de vida em uma economia depende, sobretudo, do desenvolvimento que essa economia apresenta. Cabe ao administrador o controle e a administração da atividade econômica, gerando desenvolvimento da empresa e possibilitar a melhoria da qualidade das atividades econômicas.
Neste contexto, o presente texto tem como objetivo, discutir de forma sistemática os assuntos abordados ao longo do 8º semestre do Curso de Bacharelado em Administração ofertado pela UNOPAR- Sistema de Ensino Presencial Conectado. Assim, será realizado uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios, baseado em um estudo de caso, visando aproximar o acadêmico da prática empresarial.
Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre Sistemas Empresariais, tais como (ERP, SCM, PRM, CRM, BI, BSC, etc.) Explicitando os conceitos, características, vantagens e desvantagens e suas aplicações nas organizações.
Além disso, discorre-se sobre a importância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento das organizações, contemplando sobre cada uma das etapas do Planejamento Estratégico e investigando alguns casos de empresas que aplicaram o Planejamento Estratégico, bem como sobre os benefícios obtidos por essas empresas que aplicaram o Planejamento Estratégico.
Em última instância reflete-se sobre como uma organização, seja do setor público ou privado, pode utilizar os critérios de excelência como referência para implantar um programa de melhoria da gestão, analisando quais são os benefícios que a utilização dos critérios de excelência em gestão pode trazer para a organização. Sendo assim, por meio da análise destes critérios propostos pelos (eixos norteadores), das disciplinas cursadas, realizados através de revisão bibliográfica em artigos científicos e materiais de apoio elaborou-se e fundamentou-se este estudo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Sistema de informação empresarial
Desde o século passado, momento em que inicia a industrialização no mundo, o sistema de informação já era aplicado como ferramenta através de processos dentro das organizações. Durante o percurso do seu surgimento até os dias de hoje, observa-se que a evolução dos processos de sistema de informação expandiu de maneira acelerada, isto é, através da própria evolução da tecnologia responsabilizou-se em organizar o processamento das informações dentro da indústria e do setor administrativo.
Consequentemente na era da informática os sistemas de informação ganham espaço central, pois as informações passam a ser processadas velozmente entre empresas e empresas, empresas e filiais distribuídas para qualquer parte do mundo.
Deste modo, hoje em dia toda empresa para ser lucrativa e se destacar no mercado precisa ter uma gestão de processos bem estabelecida onde as informações possam fluir com facilidade para todos os setores e sejam apreendidas pelos colaboradores a qualquer instante. Assim, sendo com a automatização comercial, o advento da internet e o desenvolvimento de novos processos de sistemas operacionais, as empresas passaram a ter um banco de dados mais hábil, que lhes dava toda informação plausível de cada setor, possibilitando aos empresários e administradores, terem em tempo real um diagnóstico mais delineado da organização e condição econômica, ajudando-os na tomada de decisões.
Deste modo, pode-se dizer que os serviços de TI – Tecnologia da Informação buscam inovar o setor empresarial, criando estratégias tecnológicas para complexidades que possam surgir. Os sistemas envolvidos são ativados dentro das empresas, proporcionando um trabalho distinto e simplificado para seu funcionamento. Nesse contexto, o TI tem em vista melhorar o produto, organizando e estruturando as empresas e para isso empregam diversos sistemas, entre os quais se encontram: o CRM, SCM, ERP, BI, BSC, entre outros.
- O CRM é um conjunto de métodos organizados e unificados num molde de gestão de negócios. Busines Proccess Management é um software que realiza diversas atividades dentro da empresa, de modo que as partes da empresa possam se orientar por meio das informações que ali se encontram inseridas, assim, processa o sistema de gestão entre empresa e cliente, armazenando todas as petições do cliente, comunicados e reclamações.
- O SCM – Supply Chain Management – é utilizado basicamente para informações da capacidade de produção e passar instantaneamente ordens de encomendações. Desta maneira está relacionado com os softwares de Gestão Integrada e organiza a rastreabilidade dos elementos na cadeia logística.
- O ERP – Enterprise Resource Planning – atua como um conjunto de atividades desenvolvidas por um software multi-modular e ajuda o empresário em várias ocasião de seu comércio. Esse sistema possui um conjunto de aplicativos funcionais para aquisição e são comercializados em pacote com módulos básicos e alguns adicionais que dependem da empresa em que serão utilizados. O sistema tem ainda como principal objetivo a economia, visando ainda maior eficácia e concorrência, bem como apresentar uma personalidade própria do negócio.
- Business Intelligence age na modelagem e estruturação das informações, desenvolvendo as aplicações de BI e gerenciamento da implantação de sistemas de SIG – Sistema de Informações Gerenciais, EIS – Sistema de Informações Empresariais e DW – sistema de datawrehouse, que são elementos responsáveis pelo controle e gestão essenciais da organização.
Deste modo, através da utilização específica destes softwares, a empresa inicia um processo de gerenciamento organizando e dispondo de várias informações: Identificação de fornecedores; Escolha de sistemas e fornecedores; Identificação de gaps de funcionalidade e especialização de customização; Projeto e especificação da infraestrutura de servidores, estações, rede e comunicações; Gerência de implantação de sistemas e gestão de mudanças.
Por conseguinte, salienta-se que as empresas dependem muito da tecnologia para se conservarem no mercado, entretanto este fator por si só não é suficiente, visto que necessita-se ainda de profissionais capacitados para buscar essas informações através de pesquisas, de consultorias e de estudos para que esse processo de evolução no sistema de informação possa persistir, isto é o que também afirma Mañas (1999 p. 02):
...