TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        

2.1.1        

2.1.2        

2.2        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        

2.2.1        

2.2.2        

2.3        HOMEM CULTURA E SOCIEDADE        

2.3.1        

2.3.2        

2.4        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

2.4.1        

2.4.2        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

A administração hoje faz-se necessária em toda as áreas de nossa vida, não querer administrar, passa a ser uma decisão de um péssimo administrador, nesse trabalho acadêmico, veremos a importância da administração em cada área de nossa vida e como os conceitos de Ford estão vivos até hoje no nosso dia a dia.

Veremos a importância dos princípios de Ford sendo aplicado em instituições que nos cercam e estudaremos a sua aplicabilidade na forma de organizar-nos, na importância de como as informações são passadas, na formação do pensamento moderno e da consciência comportamental de cada ser.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Como vimos, a flexibilidade nas organizações se faz necessária. Logo, Ford tinha seus três princípios básicos que ajudou a crescer e que até hoje serve de modelo para muitas organizações. Muitas empresas, atualmente, preferem um funcionário que tenha flexibilidade, que produza mais em pouco tempo sem perder a qualidade, os princípios de Ford são aplicados até hoje nas organizações modernas, por exemplo o principio da produtividade, as empresas visam a produção just-in-time, ou seja, vender, depois produzir, as fabricas possuem um espaço grande e centralizada, produzindo todos os componentes necessários para a montagem do produto e o principio da economicidade é pensar do lado econômico da empresa, um exemplo são as matérias primas, o custo delas é muito caro portanto é necessário que haja uma cautela quanto ao desperdício e para isso foi criado o controle de qualidade que é um setor importante nas organizações, nas organizações modernas os produtos fabricados devem ser simples e de fácil fabricação assim podendo ser fabricados em grande escala e a um preço barato; e o princípio da produtividade é a capacitação do colaborador ou seja um colaborador preparado e treinado ele produz mais, não podendo esquecer da motivação com plano de carreira, desenvolvimento profissional e etc. Nas organizações modernas de características fordistas, funcionários devem trabalhar de um modo bem especifico, fazendo apenas uma única função.

Podemos ver os principios de Ford serem aplicadas em diversos meios informais de trabalhos como citado no artigo “ Da Rotina a Flexibilidade: Analise das características do fordismo fora da indústria” como o Mc Donald’s e o vendedor de balas nos semáforos. Um outro exemplo de trabalho informal onde pode ser aplicada a mesma ideia de “fordismo informal” são on vendedores de cachorro quente. A pratica se dá da seguinte maneira, o vendedor usa um carro, na maioria das vez do modelo towner, e ali encontramos todos os produtos para a produção do cachorro quente, organizados em forma sequenciada, a média é entre oito e dez ingrendientes que será adicionado ao lanche. Ali também  há uma busca a todo custo da eficiência. Assim como no Fordismo havia um controle do que se produzia em relação ao tempo gasto, o vendedor busca atender ao maior numero de clientes no menor tempo possível, os movimentos repetitivos de abre vasilha, coloca o ingredientes e como um esteira de produção em massa, cada vasilha vai sendo aberta e fechada e o pão é entregue ao cliente enquanto volta-se ao pacote de pão para a produção de um novo cachorro quente.

  1. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM



A sociedade contemporânea é marcada pela correria do dia-a-dia e pela constante mudança de cenários. A velocidade que as coisas estão acontecendo gera uma sensação que é preciso adaptar-se a tudo como um camaleão. Todo dia recebemos novos desafios e prioridades. Contudo, as constantes conturbações impedem o alcance das metas estabelecidas, nem todas as atividades determinadas como prioritárias para aquele dia são cumpridas e é gerada uma sensação de que se possui pouco tempo para fazer tudo que necessário e desejado.
O homem se encontra cada vez mais pressionado pelo relógio. Os prazos são muito curtos e o número atividades crescentes. O ritmo social e o fluxo informacional são muito intensos, havendo um excesso de informação a circular pelo mundo, acessível a todos pelo advento da internet. Cria-se, contanto, uma nova necessidade: a de se estar ciente de tudo o que está acontecendo a todo o momento.

A internet “ampliou” o tempo, tornando o mundo mais dinâmico, acelerando processos que antes eram considerados lentos e flexibilizando o trabalho. No entanto gerou, conseqüentemente, uma nova angustia na sociedade contemporânea, pois se de um lado o trabalho se flexibilizou por outro a internet e todas as novas tecnologias prolongaram o ambiente de trabalho para as esferas pessoais e íntimas do homem.
Durante séculos o homem desenvolveu pesquisas mecânicas e tecnológicas no intuito de dinamizar a produção embasada pelo sonho da máquina produzindo e liberando o tempo para a atividade intelectual e para o lazer. No entanto, o aumento da automação, em muitos casos, dispensou a mão de obra humana e a criação de tecnologias subordinou ainda mais o indivíduo ao seu trabalho.
Atualmente, o trabalho está tão arraigado à sociedade que passou a ser considerado parte vital do ser, como se dele dependesse a dignidade e a estima do mesmo. Quanto maior é a valorização do trabalho maior é o tempo dedicado a ele e mais importante é a relação Sociedade X Tempo X Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com