Positivismo
Por: Juliano Melo • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 1.270 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Aleff
Dilma Alves dos Santos
Diego
Stefany
Geocarlos
Juliano de Melo Silva
Paloma
Positivismo
Paulo Afonso-BA
Fevereiro/2015
Aleff
Dilma Alves dos Santos
Diego
Stefany
Geocarlos
Juliano de Melo Silva
Paloma
Positivismo
Trabalho apresentado como pré-requisito para avaliação da disciplina metodologia Cientifica sob a orientação da Professora Maria Gilvanira Gomes Da Silva. Para o Curso de Administração de empresas, do I período Noturno da Faculdade Sete de Setembro- Paulo Afonso-BA.
Paulo Afonso-BA
Fevereiro/2015
O POSITIVISMO
1.Definição
O positivismo é uma corrente filosófica que exerceu uma enorme influência no pensamento do século XIX e início do século XX. Primeiramente surge na França ganhando força em diversas sociedades ocidentais principalmente países europeus e chegando inclusive ao Brasil.
A doutrina positivista acreditava que apenas o conhecimento Cientifico é verdadeiro desta forma uma teoria só poderá ser comprovada por meio de métodos válidos que deveriam ser aplicados a todos os campos da atividade humana. O Positivismo influenciou diversas áreas como a literatura, no caso do Brasil temos como representantes os escritores naturalistas Aluísio de Azevedo com suas obras o mulato e o Cortiço e um outro representante foi Raul Pompéia, além do mais é uma linha teórica da sociologia criada pelo Francês Auguste Comte (1798-1857).
2. Auguste Comte
De acordo com a teoria de Comte, o positivismo era uma doutrina de característica sociológica, filosófica e política. O teórico propõe a desenvolvimento de uma “filosofia positiva” sustentada nos seguintes princípios real, certo, útil, relativo, preciso, simpático e orgânico. O conhecimento Cientifico deve seguir se aperfeiçoando, seu pensamento é marcado pelo culto da ciência e pela sacralização do método científico. O Que levaria a ter uma confiança nos benefícios da industrialização bem como no progresso trazido pelo sistema capitalista guiado pela técnica e pela ciência.
2.1 Leis Gerais
Segundo a teoria de Comte o método positivo de investigação busca a pesquisa das leis gerais que permeiam os fenômenos naturais. O que não reduz o conhecimento cientifico apenas a fatos observados. Dessa forma o ser humano é capaz de prever os fenômenos naturais podendo agir sobre a sua realidade, e o conhecimento cientifico é uma ferramenta para essa transformação e o homem e quem passa a ter domínio sobre a natureza. Essas transformações teriam como objetivo o progresso que por sua vez estaria subordinado a ordem, pois apenas com ordem poderia haver progresso.
Comte lembra que o homem é um ser social e por isso propõe o estudo cientifico da sociedade, como afirma Chauí (2013, p.304) “assim como há uma Física da natureza, deve haver uma física do social, a sociologia, que estuda os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da natureza”.
2.2. Lei dos Três estados
Na teoria de Comte a humanidade teria passado por três estágios de evolução no de correr de sua história. O estado teológico; o estado metafísico e por ultimo estado positivo que representa a maturidade do espirito humano.
...