Princípios contábeis: conceito oportunidade
Por: deenovais • 1/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.794 Palavras (8 Páginas) • 216 Visualizações
Etapa 2- Passo 2
Princípios contábeis: conceito oportunidade diz respeito a importância do registro correto das variações patrimoniais. Reforçando também que a integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados.
A integridade das informações é preservada por três elementos: Sistema estruturado de trabalho, o uso de formas de registrar e manter com segurança os lançamentos contábeis e o registro propriamente dito na escrituração contábil. Técnica de registrar acontecimentos que podem modificar ou não a situação patrimonial. Os elementos que mais são usados nessa tarefa são os livros contábeis. Hoje em dia não é obrigatório o uso do livro contábeis manual, pois existem outros meios para registrar, como a de escrituração mecânica feito em folhas soltas e depois são transferidas para o livro apropriado, que também não é um dos mais usados, pois tem o computadorizado. O principal livro contábil é o “diário” onde registra todos os eventos dia após dia, o livro “Razão” também é empregado regularmente onde cada lançamento é dividido por motivo ou razão de cada um.
Seguir o modelo de escrituração é de uso obrigatório nas empresas previsto pelo código (exceto o rural e o microempresário).
A contabilidade emprega livros auxiliares como servir de suporte à escrituração dos livros diários e razão que são os principais, o registro caixa e o registro de duplicatas são obrigatórios, outros livros não tem função comercial, porém são exigidos por uma determinação legal pela legislação trabalhista.
No livro razão existe o razonete específico para cada conta. Existem duas formas de se organizar o livro razão: quando ela abrange uma conta é chamado de razão sintético caso a conta fosse específica ela seria chamada de razão analítica.
As principais técnicas contábeis são: escrituração, demonstração ou relatórios contábeis, auditoria ou análise de demonstrações contábeis. A escrituração tem início à existência dos documentos de comprovação dos fatos seguido do registro propriamente dito.
Existem dois métodos de escrituração o das partidas simples envolvendo controles individuais contas conta à conta sem relaciona-las ou o método das partidas dobradas onde as contas possuem um relacionamento entre elas onde a cada debito corresponde um crédito de igual valor que é o mais usado na maioria das vezes .
A ordem de escrituração pode ter métodos diversos dependendo da compreensão, local de trabalho. Analisando o livro diário cada lançamento segue um padrão que determina as informações do livro em seguido e transferido para o livro razão elaborando por ultimo o balancete de verificação, com o intuito verificar a igualdade de saldos credores com os saldos devedores para assim gerar os relatórios contábeis.
O livro diário é obrigatório para quase todas as empresas com exceção as empresas com receitas brutas de até R$ 36.000,00 por ano.
Cada elemento no livro é composto por 5 informações: 1. Local e data do fato, 2. Conta a ser debitada, 3. Conta a ser creditada, 4. Histórico o que trata o lançamento, 5. Valor. Antes de fazer o lançamento deve-se verificar o documento que prove a operação, em seguida analisar os elementos envolvidos que são 2 ou mais, deve analisar as contas que serão utilizados para o registro se ela é um bem ou direito em seguida verificar as contas do ativo se representa obrigação ou patrimônio líquido, se representa uma receita ou uma despesa. Com esses elementos já pode preparar o histórico dos fatos, a ultima informação será qual conta será debitada e qual conta será creditada.
SPED – Funcionamento do sistema público e estruturação digital: Antigamente as notas fiscais que as empresas emitiam e comprava e se registrava em livros. Hoje em dia essas informações são lançadas em um livro magnético que pode ser gravado em alguma mídia e compartilhado através de emails. Esse sistema contém as mesmas informações do livro diário e oferece uma segurança adicional.
Passo 3 -
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
R: Os principais livros obrigatórios utilizados pela Contabilidade são: Livro Diário, Livro Razão, Registro de duplicatas, Livro caixa, Livro Conta-correntes.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
R: Para registrar todos os atos contábeis diários, mensais e anuais. Para facilitar o controle de gastos, despesas e receitas que ocorre do decorrer dos dias.
3. O que é o SPED?
R: O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. O SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
R: Sim, através do sistema SPED a informação e gerada com mais velocidade e passa integralizar os sistemas de informações das empresas não precisando de uma pessoa especifica para redigir todo o processo.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de
contabilidade por meio do SPED?
R: O sistema antigo de contabilidade era manual e rústico, muito utilizado nos tempos antigos mas com os avanços tecnológicos tivemos que promover um avanço no sistema contábil, para que tenha um acesso mais rápido e pratico.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: Livros Abrangidos: P1. Registro de Entradas, P2. Registro de Saídas, P7. Registro de Inventário, P8. Registro de Apuração do IPI, P9. Registro de Apuração do ICMS. Outras Obrigações Acessórias: Sintegra (em algumas UF’s), Instrução Normativa nº 86/01 (Informações Fiscais e de Inventário), Manad (Informações Fiscais).
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
R: 1. É preciso disseminar o conhecimento do projeto ao máximo de colaboradores possíveis, pois a mudança afetará todos os níveis da organização.
2. As áreas responsáveis em incluir informações no ERP deverão estar envolvidas no projeto. Ex. Suprimentos, Comercial, TI, Contabilidade e Tributos;
3. A base de dados precisa estar com todos os parâmetros corretos, portanto, é o momento de revisar cadastros de clientes, fornecedores e mercadorias e sanear inconsistências das informações nos bancos de dados;
...