Processo de Globalização
Por: Ângela Paixão • 22/11/2016 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO - TG.
ALUNO (S):
Ailton de Oliveira Ramos RA: 1302159
Ângela Santos Paixão RA: 1313303
Edvânia Ana Cerrano Araújo RA: 1304505
POLO-SANTA MARIA DA VITÓRIA - BA.
2016
PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Economia e Desenvolvimento
- Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?
Com a leitura dos textos e das charges, verifica-se claramente que diversos são os assuntos que concerne ao estudo da economia. Dentre eles, podemos destacar o consumo, projetos nacionais, desenvolvimento e crescimento econômico, tendo esses parcialmente ou até integralmente estabelecidos pelo processo da globalização. São assuntos também tratados nos textos preservação da natureza, justiça social e políticas de desenvolvimento e nas charges a crise econômico-social e desigualdade social, como consequência do sistema capitalista.
- Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.
Sim, pois o processo de globalização de uma economia capitalista promove a integração dos mercados e comunicações, oferecendo assim condições de expansões comerciais, onde temos por exemplo implantações de empresas multinacionais em vários países, assim uma classe de pessoas pode consumir e obter produtos, informações e tecnologias. Porém, ao mesmo tempo que o processo de globalização beneficia uma parcela da sociedade mundial, que é consumidora, exclui um número de pessoas que não possui condições financeiras, portanto elas não podem ter acesso as tecnologias e aos meios de consumo, podemos perceber isso na última charge. Em contrapartida, a matéria do jornal versa sobre o crescimento econômico, onde o Governo Federal quer promover a inclusão digital. Dessa maneira podemos concluir que o processo de globalização descrito nos textos é a causa, e as charges representam os efeitos desse processo, oriundos do sistema capitalista, onde uma parcela da sociedade viverá na miséria, nota-se assim que nem sempre o crescimento econômico produz desenvolvimento.
- Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.
Sim, existem quatro esferas da globalização.
- A esfera comercial, onde expressa o comercio internacional de bens e serviços. É dado pela relação entre o volume de comércio exterior (exportações mais importações) e o valor mundial da produção – o PIB mundial.
- A esfera produtiva, refere-se as transações de empresas transnacionais, que controlam subsidiarias e filiais em outros países.
- A esfera tecnológica envolve, em grande medida, a transferência de know-how ou direitos de propriedade por meio de relações contratuais.
- A esfera financeira abrange os fluxos internacionais de capital de empréstimo, financiamentos e investimentos externo direto ou de portfólio.
A primeira charge diz respeito a globalização comercial e produtiva, onde empresas produzem bens e serviços que são comercializados, porém nem todas as pessoas tem acesso a eles. A segunda charge trata de modo exclusivo da globalização tecnológica, onde uma fração da sociedade não está incluída digitalmente, por falta de acesso as tecnologias digitais.
- De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?
As relações internacionais auxiliam com a diminuição das distancias e o tempo, através do desenvolvimento tecnológico, em alguns casos reduz o preço médio do produto, onde por vezes acontece a queda dos custos industriais, auxiliando assim o processo comercial e mercadológico. Em contrapartida atrapalha o desenvolvimento dos países periféricos, onde as grandes potencias instalam suas multinacionais, explorando mão-de-obra barata, e ainda possuem uma produção de baixa tecnologia, não apresentando um crescimento econômico esperado, assim a grande parte da população dos países periféricos não é beneficiada por prejuízo da globalização.
...