Processos
Por: tbm7 • 17/4/2016 • Ensaio • 278 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
1 - O Forjamento é um processo de conformação de metais, tanto a quente ou a frio, a força que atua nesse processo é a “compressão direta” de prensagem, assim sendo o material é forçado a ser moldado conforme o designer da ferramenta. Esse processo é um processo antigo que até é recordado em documentários ou mesmo em filmes quando retratam o forjamento de armas medievais. Esse processo foi aprimorado e hoje com o avanço tecnológico seu leque de aplicação é mais vasto, tanto por sua aplicação como tipos de forjamento.
A matriz aberta ou também matriz livre, nesse processo o material a ser trabalhando tende a se tornar anéis, eixos, em outras palavras, em produtos com formas regulares. Nesse processo é permitida a conformação de peças com grandes dimensões, porém esse processo apresenta uma baixa produtividade e normalmente é realizado em martelos.
A matriz fechada, o processo é voltado para peças de geometria complexas, tem uma alta produtividade, uma alta homogeneidade estrutural do material, melhor qualidade dimensional e normalmente é feito em prensas.
O processo de forjamento a quente é a mais comum, muito utilizado para produzir peças complexas, passam por uma fase de recristalização, a peça sofre com a influência de oxidação e contração térmica, resultando em sobre metal.
O processo de forjamento a frio é feito para peças com geometria mais simples, o produto apresenta um alto valor de encruamento e suas tolerâncias dimensionais chegam a ser mais restritas.
O material que recebera o processo de forjamento geralmente é laminado anteriormente, pois esse é um processo preferível devido às condições em suas microestruturas podem ser submetidos. Todos os materiais que for conformável em geral podem receber o processo de forjamento.
...