Processos Gerenciais 2º semestre
Por: enunes2015 • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.658 Palavras (7 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
Para se tornar um Franqueado é necessário buscar informações , qualificação com empresas ou pessoas. Algumas franquias oferecem treinamento para a estruturação que abrange todos os aspectos do negócio, com consultores treinados para novos franqueados. Para se tornar um franqueado é necessário conhecer bem o funcionamento do sistema, saber os objetivos que quer atingir, e conhecer as vantagens do negócio para os franqueados A franqueadora pode ser uma empresa focada na venda de produtos ou de serviços,.que deve deter ferramentas especificas para fidelização dos clientes, ter os recursos para investir na estruturação e divulgação da franquia.
.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 fundamentos do marketing
Segundo Neil Bordem, o marketing mix ou composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto , visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo,o autor afirma em sua obra que o termo foi baseado na expressão utilizada por James Culliton na caracterização de um executivo de marketing como sendo um "misturador de ingredientes . A expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. O Marketing Mix é considerado como fundamental para o Marketing tático / operacional.
Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em: PRODUTO, PREÇO, PRAÇA E PROMOÇÃO.
Hoje, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo,diversos países traduziram para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça.
Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas foram sem sucesso. Assim “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.
Os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
2.2 significado de 80/20
No inicio de um novo negócio a dedicação deve ser quase total pois é necessário todo empenho e cuidado para que a empresa apresente sinais de crescimento o que pode levar em média 6 meses ou mais, dependendo do tipo de negócio iniciado. O profissional deve observar se as atividades diárias não estão “roubando” o tempo que deve ser disponibilizado ao início da nova atividade deixando assim de planejar uma projeção eficaz.
Quando os ganhos da empresa passam a ser de 10 ou 20 reais por hora. Neste ponto o ideal é aplicar a regra 80/20 da gestão do tempo. A lógica é simples, para qualquer líder ou gestor, a regra dos 80/20 permite dar o sentido de foco nos 20% que efetivamente importam. Sabermos que de toda a ação que empreendemos diariamente apenas 20% importam é que estes 20% produzem 80% dos resultados. Ao iniciarmos um negócio é imprescindível que nos dediquemos quase que inteiramente a ele. Este período de dedicação total aos negócios e ao trabalho, é necessário até que a empresa apresente sinais de que começa a crescer. Este processo costuma levar pelo menos até 6 meses ou mais, dependendo do tipo de negócio iniciado. O problema é que muitas vezes estamos tão imersos em nossas tarefas diárias, que não percebemos o quanto podemos estar desperdiçando nosso tempo com funções que deveriam estar sendo delegadas. Se as tarefas não são delegadas a empresa não cresce, pois o empresário sozinho não consegue planejar uma projeção estando sempre tão ocupado.
2.3 diagnostico organizacional
O diagnóstico organizacional é de suma importância para uma empresa, é através dele que o gestor irá conhecer características como : forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Um diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, tanto nos momentos bons ou maus da empresa é uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Assim como no tratamento de uma doença, o diagnostico de um problema empresarial e mais fácil de ser tratado quando diagnosticado no inicio podendo assim contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de tomada de decisão , habilitando o gestor a ter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.
Ao finalizarmos o diagnóstico de uma empresa, e necessário a concordância da direção, relacionados aos problemas levantados, exigindo rápida intervenção e estudando propostas das soluções a serem adotadas em caso de gravidade e urgência.
O objetivo do diagnóstico empresarial e elaborar um inventário dos pontos fortes e fracos da empresa auxiliando a tomada de decisão que caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar sua ação, determinando a importância da mudança e suas consequências
O Consultor é o agente de mudança externo, que através de um processo interativo, assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais de uma empresa na tomada de decisão. Na elaboração de um diagnóstico o consultor é a peça chave, pois através de suas análises, na coleta de informações, identificará os problemas , determinará suas causas, avaliará os recursos humanos e suas qualificações, na busca de soluções adequadas.
Cabe ao empresário decidir se quer realmente mudar, se deseja vida nova, deverá permitir extrair às “ervas daninhas” que estão impedindo o seu crescimento, e renovar sua decisão de sobrevida, é doloroso, porém é a melhor resposta contra a crise. .
O clima organizacional ainda constitui uma temática recente, principalmente, no que diz respeito à sua influência na qualidade do atendimento prestado aos clientes, bem como da satisfação dos funcionários.
...