Profissionalismo: o que diferencia um profissional de um amador?
Por: Torliepie • 24/11/2017 • Artigo • 394 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Profissionalismo: o que diferencia um profissional de um amador?
Antes de diferenciar um profissional de um amador, é necessário definir o que é ser profissional. No dicionário, a definição se dá por “aquele que se relaciona com uma dada profissão”, ou ainda, “pessoa que faz algo por ofício”. Porém, apesar de parecer bem simples, é difícil distinguir quais motivos tornam alguém profissional.
Um verdadeiro profissional não é aquele que apenas exerce uma função, e sim aquele que assume suas responsabilidades e cumpre seu dever com disciplina, apesar dos contratempos, dando sempre o melhor de si.
É natural do ser humano ser inconsistente e perder a motivação após receber tarefas árduas; mas o que definitivamente torna alguém profissional é a capacidade de persistir em favor de atingir todas as metas, independente de qualquer obstáculo ou problema, focando sempre na qualidade máxima do seu trabalho e garantindo que está dando o melhor de si a todo o tempo. Estas características são a chave para o profissionalismo, e iniciam o processo de distinção entre um profissional e um amador.
Então, apesar de ser uma característica de todos os indivíduos, a inconsistência é um fator que precisa ser superado diariamente. Um amador, neste caso, não consegue manter o foco e a disciplina em suas tarefas, enquanto que um profissional se dedica para finalizar tudo dentro de um prazo estipulado, sem forçar demais, garantindo que sua meta não seja impossível de ser alcançada e traga resultados no final.
Outro atributo de um verdadeiro profissional é a capacidade de trazer à tona seus pontos fortes, mas sem negar os pontos fracos, arranjando uma forma de transformá-los em algo positivo. Aquele que é competente sempre busca novas experiências e investe em conhecimento (afinal, informação é poder), pois isso estimula sua capacidade de lidar com diversas situações e fornece também outros pontos de vista ainda não explorados, servindo também como um instrumento de aprimoramento pessoal. Já o amador ignora as próprias fraquezas, confiando apenas em seus pontos fortes e negando outras formas de pensar, não insistindo em ultrapassar suas barreiras.
Portanto, a principal dissemelhança entre o profissional e o amador é a capacidade de persistir, de sempre buscar inovar e renovar a fim de trazer resultados, aprendendo todos os dias sobre seus próprios limites e incentivando-se a ultrapassá-los, enquanto mantém a qualidade e foco como prioridade e utiliza das metas para progredir, e não regredir.
...