Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestor na Área Pública apresentado à Universidade Paulista
Por: mikaellygald • 21/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.422 Palavras (14 Páginas) • 610 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
ESCOLA ESTADUAL
PMI IV
POLO CAJAZEIRAS- PB
2017
ESCOLA ESTADUAL
PMI IV
Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Gestor na Área Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP
POLO CAJAZEIRAS- PB
2017
RESUMO[pic 2]
O objetivo deste trabalho é discutir e analisar a Gestão da Escola Estadual Joel Pereira da Silva no município de Carrapateira- PB avaliando o contexto das disciplinas de estudo. Será abordado como a gestão da unidade escolar pode contribuir para o acesso aos direitos sociais. Apoia-se nos conhecimentos científicos das disciplinas, da Gestão das Políticas Públicas no Brasil, Teoria Geral do Estado e Dinâmica das Relações Interpessoais. Dessa maneira procurou-se compreender com a gestão a representação dos gestores, como organizam as relações interpessoais, como usam o planejamento e procuraram controlar a eficiência dos trabalhos educativos oferecidos, como assumem a liderança para solucionar conflitos e melhorar a qualidade dos serviços públicos e organizar a sua equipe em um projeto coletivo de trabalho.
Palavras-chaves: Educação; Gestão Educacional; Relações pessoais;
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
2. GESTÃO PÚBLICA E POLITICAS PÚBLICAS NO BRASIL ................................6
3. INTRODUÇÃO A TEORIA DO ESTADO............................................................. 9
4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS .10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................15
1 INTRODUÇÃO
A proposta deste Projeto Integrado Multidisciplinar IV relaciona o estudo acadêmico entre a teoria e a prática da gestão pública sob a perspectiva teórica das disciplinas: Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil, Introdução a Teoria do Estado, Dinâmica das Relações Interpessoais. A pesquisa investigatória foi feita na Escola Estadual de Ensino médio Joel Pereira da Silva.
A Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva é Pessoa Jurídica de direito pública, autorizado a funcionar pelo Decreto 11.872 de 10/03/1987, para o Ensino Fundamental e posteriormente o Ensino Médio, integrado a 9ª Gerencia Regional de Ensino de Cajazeiras - 9ª REG, estando à escola situada à Rua João BezerraS/N,telefone(3553-10 17), Bairro São José, que é sua entidade mantenedora, pessoa jurídica devidamente registrada sob n° CNPJ: 01.321.733/0001-90 como Órgão do Governo do Estado da Paraíba. Portanto, está submetido às diretrizes e normas previstas na legislação específica, que estabelece a LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) LEI 9.394 / 96 é uma lei emanada do Congresso Nacional, deve ser cumprida e respeitada.
A referida escola é uma instituição pública estadual, que dispõe de 20 funcionários, sendo 10 professores, 1 diretor, 1 vice-diretores, 3 auxiliares de serviços gerais, 2 cozinheiras, 1 monitor e 2 vigilantes. Apresenta um corpo discente de 400 alunos pela modalidade de ensino médio.
O objetivo deste trabalho é analisar como funciona a atuação da gestão no contexto da administração escola, a inserção de teorias de estado nesse ambiente, e as dinâmicas das relações interpessoais na escola. Conhecendo as práticas desenvolvidas na escola tendo como base as disciplinas de estudo, pode-se avaliar de forma mais ampla a atuação e desenvolvimento dessa instituição de modo a redimensionar melhoras para que a escola possa atingir a excelência da qualidade na gestão dos recursos materiais e humanos.
2 GESTÃO PÚBLICA DE POLITICAS NO BRASIL
Este capítulo prioriza a importância do papel dos gestores dos espaços educacionais, como personagens principais para concretização da política de humanização e educação dos docentes e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Joel Pereira. O objetivo é abordar as propostas e ações da gestão sobre patrimônio público e o cuidar, garantindo o acesso aos serviços de educação, aproveitando ao máximo os recursos materiais e humanos oferecidos pela instituição e este cuidado deve ser possibilitado através do papel dos gestores públicos.
Diante desse ato de gerir no ambiente escolar que depende das concepções e recursos que norteiam a prática dos gestores é indispensável para que ocorra essa concretização dos objetivos em destaque. Os gestores, precisam cotidianamente construir um processo de trabalho pautado na organização de um ambiente coletivo acolhedor baseado nos recursos disponíveis, capaz de oferecer dignamente serviços públicos, mais especificamente a educação com o máximo de qualidade aos alunos, também buscando tornar mais efetivo o trabalho dos funcionários integrantes.
Cabe destacar as dificuldades de recursos estruturais e financeiros enfrentados pela escola, principalmente por ser um ambiente de espaço pequeno, de modo a não acomodar todas as séries mesmo funcionando nos horários da manhã e da tarde. Como medida de emergência, os gestores: diretor e vice-diretor tiveram que tomar a iniciativa de pedir autorização da gestão da escola municipal da cidade que cedesse uma sala de aula para o funcionamento da 1° série B no horário da tarde. A estrutura delimitada oferecida pela escola também priva a organização de dois laboratórios importantes: o de robótica e o de matemática, nos quais já se têm os materiais e equipamentos, mas ainda não foi possível a implantação pela falta de espaço e salas com infraestrutura adequadas.
Segundo Paludo (2012, p. 26) não existe hierarquia entre os princípios constitucionais; todos eles são importantes. O regimento escolar é a cartilha da escola em meio a tomada de decisões, pois dele temos as leis e obrigações atribuídas a cada instância da escola e esclarecimentos devidos.
Tendo em vista o proposto em relação à temática, a gestão da escola juntamente com a coordenação pedagógica e professores buscam aproveitar os materiais que podem ser utilizados em sala de aula para tornar o aprendizado dos alunos mais produtivo, pois foi à forma encontrada para fazer uso dos materiais enquanto não são construídas novas salas para implantação dos laboratórios. O processo da estruturação e ampliação da escola vai além dos limites da gestão escolar, pois as verbas cedidas pelo estado são insuficientes para cobrir os gastos da reforma.
...