Projeto Mercado de Pagamentos
Por: natalia123456789 • 7/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O mercado de pagamentos conta hoje com grande parte de suas transações realizadas através de cartões de crédito. Em 2015 o mercado de adquirência nacional movimentou R$1,08 trilhão em transações, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Foram R$ 676 bilhões em compras com cartões de crédito e R$ 400 bilhões no débito - um aumento de 8% em relação a 2014, considerando as duas categorias.]
Existem algumas diferenças entre transações realizadas no mundo físico e no mundo online - os players envolvidos e o papel desempenhado por cada um são apenas algumas delas. No mundo físico, os integrantes desse complexo sistema são representados por:
Adquirente/Credenciador: quando o cartão de crédito é inserido na máquina POS, ela opera como um gateway de pagamento do mundo físico, transportando as informações da transação para o adquirente. De lá, os dados seguem para a bandeira e para o banco emissor. O adquirente também oferece estrutura (máquinas POS) e cadastra estabelecimentos comerciais, liquidando transações financeiras em D+30 com os varejistas.
Bandeira:conecta os sistemas de adquirentes e bancos emissores - é chamada de “instituidora do arranjo”, pois regulamenta as transações realizadas entre as duas partes. Movimenta o mercado de adquirência por meio do estímulo ao uso de cartões de crédito.
Banco emissor: é responsável pela emissão de cartões de crédito, bem como pela cessão de crédito ao portador do cartão.
A dinâmica de como esse mercado funciona é algo importante de ser estudado por sua magnitude e ainda recentes mudanças que impactou o mesmo. Se Rede e Cielo monopolizavam o mercado até algum tempo atrás, esse cenário passou por mudanças após regulamentação feita pelo Banco Central; permitindo a entrada de concorrentes como GetNet, Elavon e Stone. A utilização crescente de cartões de crédito e a evolução do e-commerce tornaram possível a diversidade de players no âmbito dos meios de pagamento, transformando esse setor em um ramo ainda mais complexo.
1.1. OBJETIVO
Visto a magnitude e importância do mercado de pagamentos na economia do Brasil, a pesquisa em voga busca analisar a evolução do mercado de pagamentos antes e depois da quebra do duopólio.
1.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
Esse estudo irá analisar o mercado de pagamentos, e quais foram as principais mudanças ocasionadas no mesmo depois da abertura do mercado.
1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO
Devido ao faturamento e importância enorme do mercado de pagamentos, que é um mercado de dois lados onde há influências positivas feitas pelos lojistas aos clientes portadores de cartão, e vice-versa, evidencia-se a necessidade de estudo e entendimento de seu novo arranjo (pós quebra do duopólio).
- REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. SISTEMA DE PAGAMENTOS E OS CARTÕES DE CRÉDITO
De acordo com Bertoldi, Adriana; Triches, Divanildo, 2006 o sistema de pagamentos é um conjunto de normas, padrões e instrumentos que interligam e processam as transações entre os agentes econômicos não bancários, os bancos e o Banco Central. O montante de recursos transferidos por esses agentes pode ser dado por meio de cheques, cartões de crédito, transferências eletrônicas, documentos bancários de crédito e débito e papel-moeda. Contudo, as transações realizadas em papel-moeda têm apresentado uma redução significativa com o avanço e com o aumento da complexidade das atividades das economias.
Em relação à análise do mercado de pagamentos e com a abertura do mesmo, a competitividade e complexidade do mesmo aumenta, e ainda existem conceitos nesses negócios que requerem habilidades e competências distintas, por isso a importância de estudar os principais componentes desse mercado (adquirente, bandeira e fintech); sendo o relacionamento com o cliente um dos principais componentes dentro do mercado de adquirência.
2.2. A QUEBRA DO DUOPÓLIO E SUAS IMPLICAÇÕES
As inovações disruptivas são inseridas no contexto da empresas, onde segundo Hagel (2003) já há três tipos de negócio tradicionais com características distintas, que requerem habilidades e competências diferentes, mas que muitas vezes estão agrupadas sob uma única gestão. Seriam em suma o relacionamento com o cliente, gestão de infra-estrutura e inovação e comercialização de produto.
Com a quebra do duopólio que exisita entre a adquirente Visanet (atual Cielo) com a bandeira Visa, e da adquirente Redecard com a bandeira mastercard, e abertura do mercado, a Secretaria de Direito Econômico e a Secretaria de Acompanhamento Econômico divulgaram um estudo em 2009 para entender melhor a área de pagamentos, mostrando que o objetivo dos reguladores do mercado foi melhorar a competição na indústria e aproveitar as externalidades positivas de rede existente em um mercado de Dois Lados.
2.3. O MERCADO DE DOIS LADOS
Como dito anteriormente, Rochet e Tirole (2003) aplicam o M2L para diferentes tipos de negócios: videogames (consumidores e desenvolvedores de jogos), sistemas operacionais (desenvolvedores e clientes finais), jornais (leitores e anunciantes), shoppings (lojistas e consumidores) e o mercado de meios de pagamento (consumidor e o estabelecimento comercial).
De acordo com sua estrutura, uma das principais características do M2L é a existência de externalidades positivas de rede. Por exemplo, no caso do mercado de meios de pagamento, os consumidores irão valorar mais os seus cartões de débito e crédito na medida em que esses são aceitos pelos lojistas que os portadores valorizam.
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