Gerenciamento de Projetos em Mercado Macedo
Seminário: Gerenciamento de Projetos em Mercado Macedo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milene1 • 13/10/2014 • Seminário • 2.210 Palavras (9 Páginas) • 365 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos analisar a situação vigente de uma empresa real e observar suas necessidades mais evidentes. A partir desta constatação iremos conceber um projeto que supra essa demanda. Para isso, deveremos levar em consideração as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária.
Gestão de projetos
Etapa 1
Passo 1
Empresa selecionada: Mercado Macedo, Severino Pereira de Macedo LTDA-ME.
Nesta Empresa de pequeno porte será feito um projeto de ampliação.
Passo 2
a) Tamanho: 150 m².
b) Principais produtos: gêneros alimentícios industrializados e in natura
c) Número de funcionários: três.
d) Localização: Rua da gameleira n° 630 B, Bairro Centro, São Sebastião DF.
Passo 3 (Introdução do relatório final)
O trabalho de Gestão de Projetos foi desenvolvido na Empresa “Severino Pereira de Macedo LTDA-ME”, cujo nome fantasia é “Mercado Macedo”. A empresa atua no ramo de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (mercearia, açougue e hortifrutigranjeiros) e está localizada na Rua da Gameleira, lote 630, Bairro Centro, São Sebastião − DF.
A empresa iniciou suas atividades em 19/07/1993, com todas as características de uma empresa familiar. O proprietário desenvolvia quase todas as atividades necessárias ao funcionamento da empresa, sendo auxiliado por sua esposa e filhos.
Os familiares revezavam as atividades que incluíam serviços de caixa, vendas, atendimento aos fornecedores e clientes, serviços bancários, de escritório e outros relacionados à limpeza e manutenção das instalações, além de reposição de mercadorias.
Buscando ampliar seus negócios a empresa mudou de endereço duas vezes, sendo a primeira em 1997, quando ocupou um imóvel próprio, porém com uma localização que não favorecia seu crescimento. Após uma crise financeira em 2007, passou a ocupar um imóvel alugado com uma melhor localização, o que permitiu uma recuperação da organização, permanecendo no local até a presente data. (verduras frutas, carnes) além de produtos de higiene e limpeza.
Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, com administração familiar, as atividades desenvolvidas não são setorizadas, sendo concentradas no proprietário e dois funcionários.
As atividades relacionadas à administração de recursos humanos são executadas pelo proprietário, incluindo a seleção de pessoal, treinamento dos funcionários, além de assuntos relacionados ao controle, registro e documentação de pessoal. O proprietário também acumula a função de caixa do estabelecimento.
As atividades relacionadas à administração de recursos materiais e patrimoniais, que de acordo com Martins e Laugeni (2011) envolvem aspectos operacionais do armazenamento de materiais, sistemas de gestão e dimensionamento de estoques, indicadores e parcerias fornecedor-cliente, são desenvolvidas por um funcionário contratado como gerente da empresa. Ele acompanha a evolução do estoque de mercadorias, organiza listas de compras necessárias à manutenção do estoque, identifica e entra em contato com fornecedores, além de atender às demandas dos clientes relacionadas à disponibilização de novos produtos para venda, bem como a manutenção da qualidade dos produtos já comercializados.
O gerente da empresa em questão também desenvolve atividades relacionadas à Administração financeira, compreendendo a coordenação das atividades financeiras da instituição, que incluem o controle de contas a pagar, pesquisa de preços com fornecedores e definição do preço de venda das mercadorias.
Além dessas atividades, o gerente ainda supervisiona as atividades do funcionário contratado como estoquista. Esse funcionário trabalha na organização do estoque e reposição de mercadorias.
O controle de estoques não é automatizado, não sendo utilizados recursos de informática para registrar compras e vendas de produtos.
As formas de pagamento oferecidas pela empresa incluem dinheiro, cartão de crédito/débito e eventualmente cheques para clientes cadastrados.
A empresa mantém um caderno dedicado ao registro diário do faturamento e das despesas realizadas com pagamentos ao longo do dia.
Os serviços de caixa são divididos entre o proprietário e a gerente. Ambos atuam na abertura, fechamento e controle de retiradas. Todas as operações envolvidas nos serviços de caixa são efetuadas manualmente, pois o estabelecimento não conta com serviços automatizados para registrar os produtos vendidos e emitir notas fiscais.
Os documentos produzidos na empresa em questão são armazenados na forma de arquivos correntes e intermediários. Os boletos, notas fiscais e outros documentos do mês corrente são organizados em pastas. Após o pagamento dos boletos e quando as notas fiscais não tem mais utilidade imediata são armazenados em arquivos intermediários para consultas posteriores ou confirmação de pagamento pelos fornecedores.
O controle de contas a pagar é feito por meio do acompanhamento de um caderno de registro de boletos e cheques emitidos. No início da semana é feito o levantamento das contas a pagar para a semana seguinte. Esse controle é feito pela gerente do estabelecimento.
Entre os pontos fracos encontrados na empresa destacam-se as vendas e emissão de notas fiscais de forma manual, falta de controle automatizado das contas a pagar, quantidade insuficiente de funcionários para a realização de serviços administrativos e ausência de divulgação da empresa. Como pontos fortes destacam-se o atendimento personalizado ao cliente, com interesse nas demandas trazidas por eles, o que visivelmente é um diferencial de negócios desse porte.
Diante das dificuldades encontradas na empresa escolhida sugere-se a implantação de um sistema informatizado de vendas e emissão de notas fiscais, o que facilitaria o controle de estoques e a contabilidade da empresa; a contratação de mais um funcionário para reposição de mercadorias e controle de estoques, evitando assim a formação de estoque desnecessário; a admissão de um
...