Projeto de Gestão Ambiental e Segurança
Por: Tiago Figueiredo • 18/6/2017 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO AMBIENTAL E SEGURANÇA
CLODOMIRO RODRIGUES DA SILVA FILHO – RA: 205442014
TAMIRIS DE PAULA MIRANDA SOARES SILVA – RA: 258082011
TIAGO FREITAS FIGUEIREDO – RA: 239262014
1º FASE PROJETO INTEGRADOR
projeto de gestão ambiental e segurança
.............................................................................................................................................
Guarulhos
2015
CLODOMIRO RODRIGUES DA SILVA FILHO
TAMIRIS DE PAULA MIRANDA SOARES SILVA
TIAGO FREITAS FIGUEIREDO
1º FASE PROJETO INTEGRADOR
projeto de gestão ambiental e segurança
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a 1º banca do Projeto de Gestão Ambiental e Segurança.
Profa: Raquel Almeida Monteiro
Guarulhos
2015
[pic 2]
A Empresa:
Para a realização deste projeto integrador a empresa IBL Logística, uma empresa do ramo armazenagem e transporte de cargas de todos os seguimentos (alimentício, lubrificantes, eletroeletrônico e farmacêutico), que esta localizada na rua Manoel Borba Gato, 100, Vila Sayago, atrás do shopping Internacional de Guarulhos, beirando a Fernão Dias.
Escopo:
Identificar e entender a causa raiz dos problemas levantados na IBL logística nos âmbitos ambiental, segurança do trabalho e/ou ergonômico, estudar os riscos, onde estão localizados, quantos colaboradores estão expostos aos mesmos, suas consequências, custos diretos e indiretos, os benefícios da resolução, o investimento necessário e apresentar as melhores soluções aplicáveis dentro da legislação atual e das condições da empresa.
O Objetivo:
O objetivo é identificar oportunidades de melhoria no âmbito ambiental, segurança do trabalho e/ou ergonômico, propondo melhorias para correção do problema e desenvolvimento do processo, prevenindo possíveis danos e perdas sejam elas físicas, ambientais ou financeiras.
Os Problemas:
Durante a breve visita ao armazém da empresa pudemos identificar algumas oportunidades de melhoria, contudo focaremos em apenas duas para este projeto integrador, sendo elas:
Ergonômico: Os demais seguimentos possuem caixas leves e de fácil movimentação, contudo no seguimento de lubrificantes as caixas tem um peso médio de 30 kg e os tambores de 200 kg que são movimentados e batidos manualmente. Causando danos na coluna e lesões sem a devida orientação para realização da atividade.
Ambiental: O seguimento de Lubrificantes também apresenta o maior nível de avarias (caixas, tambores e bombonas danificadas) da empresa e sempre que um produto é danificado estes são colocadas em pallets e acondicionados em uma rua especifica para avarias, contudo o óleo lubrificante escorre pelas caixas e tambores e vaza pelo chão em grande parte das vezes, causando contaminação do solo.
...