Proninter I Gestão de Recursos Humanos
Por: Soraia Mitauy • 3/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 229 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: SÃO PAULO - BELENZINHO
1ª SÉRIE
SORAIA MITAUY FREITAS RA 6032542914
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROINTER I – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA GISELE MOURA CASTRO
SÃO PAULO/SP
2017.1
RELATÓRIO PARCIAL
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Fênix Assessoria e Consultoria Mitauy
Endereço: Rua Domenico Lanzetti, 122 A
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Ramo de Atividades: Produtos e/ou serviços: Serviços de escritório/financeiros
Data de Inicio das atividades:
Entrevistado: Maria Albani do Nascimento Freitas
Segundo Chiavenato (2012, p 17) o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.
A empresa Fênix surgiu em 1992, porém só foi oficialmente aberta em 2016, durante o periodo da faculdade de Filosofia, onde o proprietario não queria mais trabalhar para ninguem, tendo um negócio próprio e a ambição do crescimento profissional , já que por sua vez exitem outras pessoas na familia com negócio proprio, o envestimento inical foi de cinco mil reais, onde esse recurso foi retirado da poupança, e contem um socio.
O proprietario sabia apesar de ser arriscado abrir um negocio , ele não tinha um plano de negócio. O único planejamento que tinha, era de como iria fazer para chamar clientes e mostrar para ele como poderia terceirizar alguns de seus serviços.
Ele lembra até hoje seu primeiro cliente foi com a divulgação do negócio, em uma escola municipal em maio/2016, onde esta escola estava com a vida fianceira toda bagunçada, e a maior preocupação era por onde ele iria começar, para colocar a casa em ordem.
Hoje no mercado muitos profissionais tem medo de abrir um negócio, pois devido à istabilidade do mercado financeiro a empresa não fica aberta nem por cinco anos se a empresa não tiver um bom plano de negócio, e uma boa ação para colocar em prática.
A Abertura desta organização trouxe independência profissional, impulsionando a carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais, assim adquirindo mais conhecimento, e podendo utiliza-lo tanto no profissional quanto no pessoal.
Para sucesso do empreendimento temos muitas pessoas envolvidas, pois ele nunca caminha sozinho. As pessoas envolvidas tem que esta interligadas a um único objetivo e negócio, mesmo que essas sejam de etnias diferentes, seguindo a ética do ambiente de trabalho e de cada ser humano para que todos se deem bem, assim os projetos começam a andarem de forma unificadas, atingindo todas as áreas da organização.
A empresa tem como seu principal aliado ética nos negócios, pois acreditam que ao respeitar ao próximo, sem trapaças, respeitar o limite do outro, assim tem uma boa campanha, que é a imagem da empresa no mercado.
A organização passou por um momento critico que foi a falta de cliente, não estava tendo mais entrada de serviços, e a renda estabilizou com isso tive que cortar gastos. Estamos caminhando para a superação desse problema. Devido à economia, tive que reduzir os preços de meus serviços para manter os clientes.
Apesar das dificuldades que organização enfrentou perguntei a ele, se faria tudo novamente, ele me disse que sim, porque é recompensador, ver algo que você começou e deu certo, satisfação profissional. E que por mais que seja difícil, jamais desista de seus sonhos. Pois você é o único responsável por ele tornar-se realidade.
Empreendedorismo
O empreendedorismo é a oportunidade de ter um próprio negócio e a independência financeira.
Vejo o empreendedor uma pessoa que faz as coisas acontecerem, não espera as coisas caírem do céu, correm atrás de seus sonhos e objetivos.
Temos milhares de empreendedores espalhados pelo mundo, esta característica pode ser encontrada inclusive em pessoas que não tem seu próprio negócio, independente de classe sócia.
O empreendedorismo tem sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo
econômico. Esses pensadores econômicos defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência. Chiavenato (p.5 2012)
No mundo dos negócios temos uma grande diversidade e tipos de empreendedor, esses empreendedores possuem perfis e habilidades diferentes, que buscam oportunidades, motivação, inovação dentre outras características.
O empreendedor tem a criatividade à flor da pele, uma energia incrível, ele consegue transformar uma ideia mal estruturada em algo incrível, e com variação de estilos para fez negócios.
Lembrando que não é nada fácil ser um empreendedor, ainda mais em um mercado financeiro instável, a pressão é muito grande, pois o empreendedor passará por altos e baixos, por isso a ideia do negocio deve ser bem clara, e ter em mente que o negócio pode vir a falhar, assim o empreendedor não ficará frustrado.
O empreendedorismo só não é em torno de um produto e serviço, ele engloba tudo, processos, negócios, ideias, entre outros.
Segundo Hitt; Ireland e Hoskisson, “Empreendedorismo Corporativo é um processo em que um indivíduo ou grupo de uma organização existente cria um novo empreendimento ou desenvolve uma inovação. Outra perspectiva importante é que o empreendedorismo corporativo é a soma dos esforços de inovação, renovação e empreendimento de uma firma. As provas sugerem que práticas de empreendedorismo corporativo são facilitadas pela efetiva utilização do processo de administração estratégica”
Como vemos o empreendedor ele não precisa ter um próprio negócio, ele pode também estar dentro de uma organização com suas ideias e projetos inovadores.
...