Quanto Vale a Competência
Por: rangelpatricia • 6/6/2016 • Dissertação • 585 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
Quanto vale a competência?
Os modelos de remuneração com foco em competências enquadram-se dentro do conceito de remuneração estratégica, como uma forma inovadora e inteligente de atender as novas demandas dos ambientes organizacionais. É importante esclarecer que, quando falamos em Competência, estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada, que pode ser assim resumida: Como o conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades. A implantação da remuneração por competência se for muito bem estruturada e planejada, trará ótimos resultados para a organização. Para construir um sistema de remuneração por competências, é fundamental que sejam identificadas as competências organizacionais, onde são identificadas as "Competências Essenciais" ligadas aos macro objetivos do negócio, até ir descendo para o nível dos processos, onde são identificadas as competências e habilidades específicas de cada função da empresa.
A principal característica da gestão da remuneração baseada em competências, é que a senioridade ou o tempo de experiência não são privilegiados nem remunerados, como ocorria nos sistemas tradicionais de remuneração, ela permite a empresa administrar os seus níveis salariais de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário, onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
O sistema de remuneração baseado em competências traz grandes benefícios e vantagens como:
*Facilita a identificação dos pontos fortes e fracos de cada funcionário,
*O treinamento torna-se útil para cada funcionário, por ser específico e ter objetivos definidos,
*Comprometer os líderes na gestão efetiva e no desenvolvimento de sua equipe,
*Os funcionários sentem-se mais motivados,
*Conduzir melhor o entendimento da organização,
*Funcionários com potencial inexplorado podem crescer na empresa,
*Formar uma base de dados confiável de cada empregado, baseada em seus resultados nas avaliações.
Vivemos em um ambiente com transformações constantes, a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais e a economia global muda, as pessoas mudam e as empresas também mudam. As organizações que ainda não adotaram um modelo de remuneração estratégica, em futuro não muito distante se verão obrigadas a se adaptar aos novos sistemas de remuneração que ofereça valor
...