Questionário de Direito - administração
Por: Juu.alveees • 22/5/2018 • Resenha • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 134 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE INSTITUIÇÕES DE DIREITO
- Sobre a validade do negócio jurídico: o que é “agente capaz”?
AGENTE CAPAZ é a aptidão para intervir em negócios jurídicos como declarante ou declaratário.
- Defina: objeto lícito; objeto possível; objeto determinado ou determinável.
- Objeto lícito: é aquele que não atenta contra lei, moral e bons costumes.
- Objeto possível: é aquele que pode ser negociado; a impossibilidade do objeto pode ser física ou jurídica.
- Objeto determinado ou determinável: forma prescrita ou não em defesa da lei, podendo ser livre (qualquer meio de manifestação da vontade) ou especial/solene (exigida por lei pra ter validade).
- Qual conceito de “responsabilidade civil”?
Responsabilidade civil consiste em reparar o dano causado injustamente. Costuma ser classificada pela doutrina em razão da culpa, segundo natureza jurídica do ato violado.
- Explique: responsabilidade subjetiva e responsabilidade objetiva.
- Responsabilidade subjetiva: aquela causada por conduta culposa “latu sensu”, que envolve a culpa “strictu sensu” e o dolo.
- Responsabilidade objetiva: aquela que independentemente da culpa, o agente tem que reparar o ato ilícito.
- Diferencie: dolo e culpa.
- Dolo: vontade conscientemente dirigida a produção do ato ilícito.
- Culpa: é caracterizada quando o agente causador do dano pratica o ato por negligência ou imperícia.
- Quais os excludentes da responsabilidade civil?
Os excludentes da responsabilidade civil são: legítima defesa; estado de necessidade; culpa de terceiro; culpa exclusiva da vítima; caso fortuito ou de força maior.
- O que é consumidor?
Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
- O que é fornecedor de acordo com o artigo 3º do CDC?
De acordo com artigo 3º do CDC, fornecedor é toda pessoa que coloca em circulação produto ou serviço à disposição do consumidor.
- Explique “proteção contratual”.
Proteção contratual é a garantia dada pelo CDC de igualdade nas contratações, possibilitando modificação ou supressão de cláusulas contratuais desproporcionais que provoquem desequilíbrio entre consumidor e fornecedor.
- O que é a Política Nacional das Relações de Consumo?
Política Nacional das Relações de Consumo é o conjunto de normas que estabelecem diversos objetos, princípios e instrumentos aplicáveis a todas as relações de consumo.
- Quais os princípios básicos da política nacional das relações de consumo?
- Vulnerabilidade: reconhecimento da fragilidade do consumidor, podendo ser técnica, jurídica, política ou fática (econômica), não devendo ser confundida com hiposuficiência.
- Segurança: o mercado não permite a inserção de produtos/serviços no mercado que coloquem em risco a integridade física ou patrimônio do consumidor.
- Informação
- Intervenção do Estado
- Boa-fé e Equidade
- Cite alguns direitos básicos do consumidor.
- Proteção a vida, saúde e segurança
- Educação
- Informação adequada, suficiente e verdadeira
- Proteção contra publicidade enganosa e práticas abusivas
- Modificação de cláusulas contratuais
- Prevenção de reparação de danos
- Facilitação da defesa de seus direitos
- Para o direito, diferencia publicidade/propaganda.
- Publicidade: dissipar uma ideia para atrair o consumidor à loja.
- Propaganda: propagar uma ideia sobre determinado produto/serviço.
- Cite e explique as práticas comerciais.
- Oferta: conjunto de informações sobre produtos/serviços, tem como característica principal a força vinculante.
- Publicidade: instrumento utilizado pelo fornecedor para revelar características dos produtos/serviços que circulam no mercado; são proibidas as publicidades clandestinas, enganosas e abusivas.
- Práticas Comerciais Abusivas: condutas desleais e antiéticas que prejudicam tanto consumidores como fornecedores.
- Cobrança de Dívida: o CDC proíbe cobrança abusiva, prevendo sanções civis (por danos morais) e penais (por calúnia/injúria).
- Banco de Dados de Consumidores: a) as informações coletadas devem ser verdadeiras e claras; b) permanecem disponíveis por no máximo 5 anos; c) o consumidor deve ser comunicado por escrito sobre a inserção de seus dados.
- Qual o conceito de direito administrativo? E qual sua finalidade?
Direito Administrativo é o conjunto de normas que regulam a atividade da Administração Pública em sua tarefa de assumir os serviços necessários à promoção do bem comum. Tem por finalidade conter os abusos de poder dos governantes e controlar a atividade pública do Estado.
- O que é administração pública?
Administração Pública é o conjunto de atividades desempenhadas ou dirigidas pelas autoridades e órgãos do Estado, a fim de promover o bem comum da coletividade.
- Diferencie atos discricionários e atos vinculados.
- Atos discricionários: não precisam seguir o que está na norma.
- Atos vinculados: tem por obrigação seguir a lei.
- Quais os princípios da administração pública? Explique cada um resumidamente.
- Legalidade: no exercício de sua atividade funcional o administrador público só pode praticar atos que atendam as determinações da lei.
- Impessoalidade: a produção do ato administrativo está diretamente condicionada pela lei, não tendo espaço para expressão da vontade pessoal e subjetiva do administrador.
- Moralidade: o ato administrativo deve atender a lei, mas também se guiar pelos padrões éticos da administração, buscando alcançar o bem comum.
- Publicidade: o ato administrativo deve ser oficialmente divulgado garantindo o conhecimento público e produzindo efeitos regulares.
- Como se classifica a administração pública?
- DIRETA: ato regularizado pelo Governo, compondo-se o conjunto de órgãos incumbidos das atividades administrativas por hierarquia a cada um dos entes da Federação.
- INDIRETA: exercida por entidades descentralizadas que mantém vinculo com o poder público porém não estão diretamente integradas a estrutura administrativa.
- Explique de forma resumida: autarquia; empresa pública; sociedade econômica mista.
- Autarquia: serviço autônomo com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e recursos próprios; criada por lei para executar atividade típica da administração pública que precisam de direção descentralizada para funcionar melhor (ex: INSS).
- Empresa Pública: entidade com personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para explorar a atividade econômica que o Governo deve exercer por força de contingência ou conveniência administrativa (ex: Caixa Econômica Federal).
- Sociedade Econômica Mista: entidade com personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para explorar atividades econômicas e tem esse nome pois conta com recursos públicos e privados (ex: Petrobrás).
- Conceitue “serviços públicos”.
É toda atividade que o Estado assume direta ou indiretamente para satisfazer as necessidades coletivas e a promoção do bem comum.
...