RCULANTE E NÃO CIRCULANTE PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO: CIRCULANTE,NÃO CIRCULANTE E PATRIMONIO LIQUIDO
Por: moraesluu • 31/3/2017 • Resenha • 744 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Introdução:
Resumo dos capítulos 10,11 e 12 do plt 707
CAPITULO 10
Apuração do resultado do exercício,Imposto e Estoques.
Contas patrimoniais e de resultados
Contas patrimoniais são as contas que constam no balanço patrimonial,quer sejam bens,direitos e obrigações.São exemplos desse tipos de contas: caixa,bancos,duplicatas a receber,estoques,maquinas,contas a pagar,etc.
Contas de resultado são as contas referentes a receitas e despesas. São aquelas utililizadas para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo e pertencem a DRE.
A legislação brasileira estabelece dois grupos de contas para ativo e três de contas para o lado do passivo.
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO : CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE
PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO: CIRCULANTE,NÃO CIRCULANTE E PATRIMONIO LIQUIDO
Para termos a apuração dos resultados precisamos confrontar a receita e a despesa do período de acordo com o principio da competência.A receita corresponde em geral a venda de mercadorias ou prestações de serviços.A receita reflete no balanço por meio da entrada do dinheiro em caixa,ou da entrada de um direito a receber.Despesa é toda atividade e todo esforço da empresa para obter receitas,o que implica em ônus e risco,traduzindo geralmente em consumo de bens ou serviços.Se a receita for maior que a despesa,a empresa terá lucro.Se a receita for menor que a despesa,a empresa terá prejuízo.Por meio do resultado apurado pode-se verificar se o objetivo da empresa foi atingindo.
O regime de caixa,como instrumento de apuração de resultado,é uma forma simplificada de contabilidade,aplicado basicamente as microempresas.As regras básicas para esse regime são:
-RECEITA : a receita será considerada ganha no momento do recebimento,ou seja,com a entrada de dinheiro no caixa.
-DESPESA : a despesa será considerada incorrida no momento do pagamento,ou seja,com a saída do dinheiro em caixa.
Assim,o lucro será apurado subtraindo-se toda a despesa paga da receita recebida.O lucro apurado pela empresa pertence aos proprietários,visto que são responsáveis pelo negocio.Se houver prejuízo,os proprietários sofrem a perda.
A LEI 11.638/07 diz que o lucro deve ser distribuído de alguma forma,seja por meio de capitalização,distribuição aos sócios e/ou transferência de saldo positivo da conta de lucros acumulados para a formação de reserva de lucros.
Numa industria,custo significa todos os gastos na fabrica,isto é,na produçãoo,tais como o consumo de matéria-prima,mao de obra,energia elétrica,entre outros.Despesa,nesse contexto,significa os gastos no escritório,seja na administração,seja no departamento de vendas ou finanças.
Desde que o controle de estoque periódico forneça periodicamente o seu valor com a certeza da existência das qualidades correspondentes. Mas quando esse cenário é inviável, opta-se por um inventario levantado no final de cada período contábil.Controle de estoques é de caráter permanente, o inventario é conhecido por meio desse controle.Dessa forma,a qualquer momento é possivel conhecer o estoque ,bastando para observar a ficha de estoque.Pra finalizar,os critérios de avaliação dos estoques são: preço especifico,peps,ueps,media ponderada móvel e media ponderada fixa.
Capitulo 11
Contas redutoras do ativo
As contas redutoras do ativo são as contas que apresentam saldos credores no ativo.Sao as contas retificadoras do ativo circulante:duplicatas descontadas,perdas estimadas em creditos de liquidação duvidosa e perdas estimadas para ajuste a valor de mercado. Assim,as contas redutoras do ativo,reduzem os saldos dos grupos em que aparecem.
As duplicatas são títulos que o vendedor emite contra o comprador nas vendas a prazo.As duplicatas a receber ,que estão expressas em valores que se transformam em dinheiro,portanto ,representam um registro presente que tem o seu valor expresso em reais.
...