RESENHA CRÍTICA ACERCA DOS TEXTOS ESTUDADOS NAS UNIDADES 7 E 8
Por: Felipe Reis • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - UNIGRANRIO
FELIPE REIS BARRETO – MATRÍCULA: 2037185
RESENHA CRÍTICA ACERCA DOS TEXTOS ESTUDADOS NAS UNIDADES 7 E 8
DUQUE DE CAXIAS, RJ
2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ...............................................................................................03
- DESENVOLVIMENTO ....................................................................................03
- CONCLUSÃO..................................................................................................04
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................05
.
1. INTRODUÇÃO
Foi proposto a execução de uma resenha crítica acerca dos textos estudados nas unidades 7 e 8, com base na leitura das unidades e de artigos encontrados na internet, será possível a realização deste trabalho, na qual se propõe a fornecer um ponto de vista alternativo sobre os temas abordados.
2. DESENVOLVIMENTO
Observa-se que com a evolução das correntes de pensamento o conceito de Responsabilidade Social Corporativa apresenta uma variabilidade no meio acadêmico e empresarial. No meio acadêmico o entendimento sobre o assunto parece convergir para a necessidade de as empresas empreenderem ações socialmente responsáveis, sem que haja uma delimitação das fronteiras para essa atuação. No meio empresarial a discussão adquire contornos sobre uma visão sócio-econômica (SERPA; AVILA, 2006). Ashley et al (2005) discorrem que o Estado e o setor empresarial vêm ao longo do tempo dissociando os seus papéis e limites de atuação, à medida que é declinante o poder do primeiro para a solução dos problemas da sociedade e o aumento das reivindicações por parte da sociedade em prol de um desenvolvimento econômico sustentável. Assim, os conceitos de responsabilidade social corporativa apresentam variações dos pontos de vista, desde o econômico até o de respeito às necessidades dos stakeholders.
Segundo Barbosa e Lemme (2007), Levitt já sugeria na década de 1950 que as ações das empresas devem estar focadas na geração de lucros, garantia da sua sobrevivência, tendo em vista que o bem-estar da sociedade não faz parte da sua função econômica. Na mesma linha de raciocínio Friedman (1970) defende que a empresa socialmente responsável é aquela que atende às necessidades e expectativas dos acionistas, por meio de suas funções produtivas, e se mostra eficiente e competitiva quando gera empregos.
Contudo, atuar com responsabilidade social também significa desenvolver negócios em uma sociedade saudável, menos problemática, conduzindo processos que honram valores éticos, respeitam as pessoas, as comunidades e o meio ambiente (BHATTACHARYA; SEN, 2004).
3. CONCLUSÃO
O desenvolvimento e a proposição de um modelo exigem a utilização de critérios de
confiabilidade e procedimentos de teste de adequabilidade para o universo de interesse e situações de contorno. Os universos acadêmico e empresarial admitem uma diversidade de conceitos acerca da responsabilidade social corporativa. Simultânea e alternadamente, aspectos econômicos, legais, éticos ou discricionários, têm sido utilizados com este fim.
...