RESENHA CRITICA ADMNISTRAÇÃO
Por: Alisson Mendes • 23/4/2021 • Resenha • 508 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
André Galvão Fernandes Ruivo
Trabalho da disciplina Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
Tutor: Prof. Gisele Teixeira Saleiro
Santos
2021
“QUASE O PIOR CENÁRIO”: O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A)
Referência:
SCOTT, Esther. “Quase o pior cenário”: O incêndio no túnel de Batimore em 2001. John F. Kennedy School of Government Programa de Cases n° C16-04-1767.0 HKS231. Harvard Business School.
Em julho de 2001, o corpo de bombeiros de Baltimore uma cidade portuária nos Estados Unidos, começou a receber inúmeras chamadas a respeito de fumaça que estava saindo do túnel abaixo da Rua Howard.
Afim de evitar grandes aglomerações no centro da cidade portuária de Baltimore nos Estados Unidos foi inaugurado o túnel no ano de 1896 para transporte de pessoas. Em 1961 o túnel sob a rua Howard foi desativado para transportar pessoas, sendo utilizado apenas para transporte de cargas das empresas locais. Embora a cidade continuasse a crescer acima do túnel, muitas pessoas desconheciam o fato do mesmo ainda se encontrar em funcionamento.
Durante algumas vitorias, agentes do transporte federal declararam havia a possibilidade da ocorrência de incêndios no túnel enquanto era utilizado como transporte de pessoas. Nesse período foi gerado um plano de emergência para acidentes no túnel, contudo não fora considerado o transporte de materiais perigosos.
Desse modo, em julho de 2001
Em 18 de julho 2001 o inesperado se tornou realidade, no período da tarde, horário no qual o centro da cidade estava movimentado, um trem que transportava uma frota de carros e produtos químicos, descarrilhou. E para completar o caos, um dos principais dutos de água que passava por cima do túnel, se rompeu, alagando toda a região do centro, contribuindo com um grande peso, podendo comprometer com as estruturas do túnel. Pelas extremidades do túnel começaram a sair fumaças, nas quais se começassem a queimar os produtos químicos, poderia ocorrer uma reação em cadeia tornando o ar toxico em questão de tempos. Claramente toda a equipe de bombeiros e de resgate da cidade não estavam preparados para uma ocorrência deste porte, e sem falar que não existia um plano de emergência no túnel para materiais perigosos. Por este motivo foi acionado o governo do país e empresas locais para ajudar neste desastre.
Pode-se concluir que uma análise de risco atualizada e bem planejada é fundamental em todo tipo de ambiente de trabalho, neste caso ainda mais, por se tratar de um local sem ventilação e possuir grandes chances de ocorrer uma atmosfera explosiva. Outro ponto importante é, que se todos os responsáveis pelo problema trabalharem de forma alinhada, as chances de se solucionar o problema será maior.
...