RESENHA DO FILME: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
Por: jjjuuuu • 13/5/2018 • Resenha • 966 Palavras (4 Páginas) • 5.969 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
INOVAÇÃO
ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
São Paulo
2017
INTRODUÇÃO:
Estrelas Além do Tempo é uma história real de superação. Em plena Guerra Fria, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três amigas negras, que com talentos incríveis se dedicam ao máximo para a conquista do homem ao espaço. São as pessoas mais importantes da Nasa, pois são as únicas a conseguirem realizar os cálculos essenciais para a execução do projeto. Enfrentam preconceito por homens e mulheres, e provam suas competências dia a dia.
PARTE 1 - FILME:
Nome: Estrelas além do tempo
Ficha Técnica do Filme:
Título: Hidden Figures (Original)
Atores principais: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge
Direção: Theodore Melfi
Produção: Donna Gigliotti, Jenno Topping, Peter Chernin, Pharrell Williams, Theodore Melfi
Ano: 2016
Gênero do filme: Drama, Biografia
Linguagem predominante: (formal/informal) - Formal
Grau de entendimento: (fácil/razoável/difícil) – Fácil
Valores cinematográficos:
De acordo com o seu julgamento: música/cenários/diálogos/fotografia/efeitos/enredo.
Os cenários, o figurino dos personagens e as músicas animadas de Pharreell Williams fazem uma reconstrução histórica da década de 60 e os efeitos especiais trazem toda realidade para o ambiente visual.
Temas abordados: culturais/científicos/políticos/religiosos/psicológicos/outros. Sociais, raciais, históricos e políticos, onde Katherine, Dorothy e Mary sofrem preconceitos por homens e mulheres brancas. Katherine é a única mulher negra do grupo, seu trabalho é todo dificultado e é impedida de assinar seus relatórios, os colegas não aceitam dividir a mesma cafeteira com ela e ainda precisa andar quase um quilômetro para ir ao banheiro de mulheres negras. Elas foram muito importantes para a conquista da corrida espacial, que mudou a história do mundo.
Enredo (síntese)
Baseado em fatos reais, o enredo é sobre a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, mulheres afro-americanas que enfrentaram o machismo e o preconceito, trabalharam na NASA durante a corrida espacial travada entre os EUA e a União Soviética no início dos anos 1960, durante a Guerra Fria, foram fundamentais para a conquista espacial do astronauta John Glenn na órbita da Terra, conquista que restabeleceu a confiança do país.
Ideia ou mensagem central do filme
Mostrar o quão as mulheres estão em desvantagem perante aos homens, segregação racial, superação do racismo e evolução tecnológica. Sem os talentos da matemática Katherine, a supervisora dos computadores Dorothy e a engenheira Mary, os Estados Unidos demorariam muito mais para lançar um homem ao espaço, se elas tivessem sido devidamente valorizadas e inseridas antes nos planos e programas para a missão espacial, talvez o país poderia ter saído na frente da União Soviética.
Cena de maior impacto. Justifique;
Quando diante de seus colegas e Harrison, Katherine explode e expõe sua mágoa por ter que atravessar uma enorme área de 800 metros, gastando 40 minutos todos os dias, para ir apenas ao banheiro, já que o prédio onde trabalha não tem um em que ela possa entrar, além disso, não pode beber do café da mesma cafeteira de seus colegas. Comovido, Harrison acaba com a separação das cafeteiras e dos banheiros dentro da NASA, uma atitude que começa a transformar o lugar. Katherine venceu o preconceito e Harrison quebrou paradigmas de um ambiente claramente egoísta e preconceituoso.
PARTE 2 - TEXTO:
Escreva um entendimento do filme e qual a contribuição do filme para o estudo da disciplina INOVAÇÃO.
Relacione as contribuições do filme para a disciplina de INOVAÇÃO.
Katherine Johnson, foi a matemática responsável por calcular a trajetória da viagem do primeiro americano ao chegar no espaço. Dorothy Vaughan trabalhava como supervisora e ao descobrir o IBM, percebeu que era capaz de realizar 24 mil cálculos por segundo. E Mary Jackson que sonhava em ser engenheira e através da justiça conseguiu ser a primeira mulher negra a estudar na Universidade da Virgínia, conquistando assim, seu sonho de ser a primeira engenheira da Nasa. Essas mulheres foram muito importantes, no entanto, sofreram muito preconceito por serem mulheres e negras, mas não desistiram, lutaram por seu espaço e mostraram o quão longe iam suas capacidades.
...