TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos Chiavenatto

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 7

Socialização organizacional: as organizações procuram integrar as pessoas em seu contexto, climatizando-as e condicionando as através de cerimonias de iniciação e aculturamento social as práticas e filosofias predominantes na organização e, simultaneamente, de desprendimento de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do recém-iniciado.

Sistema de papeis: podemos considerar a organização como um conjunto de papeis ou aglomerados de atividades esperadas dos indivíduos. Esses conjuntos de papeis ou de grupos se superpõem, pois são formados por pessoas que tem mais expectativas quanto a determinado indivíduo. A organização é um sistema de papeis.

O desempenho do papel nem sempre ocorre conforme as expectativas, pois quatro discrepâncias ou dissonâncias podem surgir nesse episódio: discrepância de expectativa; discrepância de papel; retroação da discrepância; discrepância de desempenho.

O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como requisitos pessoais de seu de seu ocupante. No fundo, o desenho dos cargos representa o modo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e organizações.

Modelo clássico de desenho de cargos: Taylor se preocupava com a cooperação entre entre a administração e o operário no sentido de aumentar a produtividade e   repartir seus benefícios entre as duas partes, concentrando na determinação da melhor maneira e executar as tarefas e o uso de incentivos salariais para assegurar a adesão aos métodos de trabalhos prescritos.

Modelo humanístico foi uma reação humanística ao mecanismo então dominante na administração das empresas. A engenharia industrial foi substituída pelas ciências sociais, a organização formal foi relegada pela organização informal, a chefia pela liderança, o comando pela persuasão.

Modelo contingencial: um conjunto de presunções implícitas a respeito do ambiente em que os cargos operam, é explicitamente dinâmico e baseado na continua ampliação do cargo através do enriquecimento de tarefas.

As dimensões profundas no desenho de um cargo são: variedade; autonomia; significado da tarefa; identidade com a tarefa e retroação. Podem ser implementadas :a pessoa utilize várias de suas habilidades e competências; tenha certa autonomia; faça algo significativo; se sinta pessoalmente responsável pelo sucesso e a pessoa descubra e avalie seu próprio desempenho.

A ampliação do cargo requer sua reorganização e extensão de atividades para que as pessoas possam conhecer o significado daquilo que fazem e ter uma ideia da contribuição do seu trabalho pessoal para as operações da organização com um todo.

Satisfação intrínseca:

Estados psicológicos são: percepção do significado, percepção de responsabilidade e conhecimento de resultados.

Equipes de trabalho são desenvolvidas em circunstancias nas quais varias pessoas se relacionam ou podem relacionar-se como um grupo na execução de certos trabalhos torna se preferível projetar o trabalho não apenas como m conjunto de tarefas individuais mas como uma tarefa total dividida entre o grupo, o que melhora a qualidade de vida e a motivação.

Capitulo 8

Conceito de cargo: é um subproduto do modelo burocrático de organização. Ele é uma decorrência do método cartesiano e da divisão do trabalho organizacional que impero durante quase toda a Era Industrial.

A descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os demais cargos existentes na organização. A análise estuda e determina todos os requisitos qualitativos, responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o seu adequado desempenho.

A análise concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo u nível de cargo: Requisitos mentais; Requisitos físicos; Responsabilidades envolvidas; Condições de trabalho.

Métodos da observação direta é um dos métodos mais utilizados por ser o mais eficiente. Sua aplicação é muito eficaz quando se consideram estudos de micro movimentos e de tempos e métodos. Vantagens: veracidade dos dados obtidos; não requer a paralização do ocupante d cargo; método ideal para cargos simples e repetitivos; adequada correspondência entre os dados obtidos. Desvantagens: custo elevado; simples observação; contraindicado para cargos que não sejam simples e repetitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com