Relação Entre o Velho e o Novo na Administração
Por: Lediane Anjos • 4/6/2019 • Dissertação • 329 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
Nome: Lediane Anjos Dos Santos; N°USP: 11281415.
Dissertação - Fundamentos da administração.
Relação: “velho - novo” na administração.
Segundo o físico Isaac Newton: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes.”. Tal afirmação pode fazer alusão à questão da relação entre o velho e o novo na administração, visto que o avanço contínuo de qualquer ciência está diretamente ligado ao seu desenvolvimento no passado, gerando, desta forma, um banco de informações que não é resetado com o surgimento de uma nova ideia. Contudo, geralmente, a nova tese é fortemente baseada naquilo que já se havia pensado anteriormente.
A questão supracitada é de suma importância, pois, nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, há uma tendência tornando-se intrínseca do mundo moderno, que tem por essência exaltar o novo, intitulando-o avançado, e menosprezar o antigo, rotulando-o como ultrapassado. Tal tendência, no entanto, ignora a ideia de linearidade do conhecimento e o fato de que a ciência que permeia a sociedade tecnoglobal em que vivemos um dia será antigo, contudo, servirá de base para a criação de novas teses, estudos científicos e métodos administrativos.
Segundo minha opinião, nós, contadores, administradores, economistas e indivíduos no geral não podemos deixar de lado a importância do antigo na construção da escada que nos trouxe até aqui. E para sustentar tal humilde opinião posso citar a estrutura do átomo, menor partícula inteira encontrada no universo, até o momento. O primeiro modelo de átomo foi proposto pelo cientista John Dalton 1808, e, depois dessa primeira exemplificação, várias outras surgiram, para complementar a estrutura do modelo, até chegar no átomo como o conhecemos hoje. Desta forma, assim como a Biologia, a administração também se encontra no status de ciências e, mesmo que, por ser uma ciência social aplicada, não possa ser exemplificada fisicamente, segue uma linearidade de informações que se complementam e nos ajudam a administrar, da melhor forma possível, os recursos disponíveis.
Finalmente, sendo assim, faz-se necessário o compreendimento do velho para o estudo e aplicação do novo.
...