Relacionamento da Logística da Natura com a Matéria
Por: Giuliana de Castro • 5/11/2020 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
A Natura está no mercado a mais de 50 anos, e vem sempre inovando e pensando na natureza. Sua principal forma de venda é pelas consultoras, além de agora vender pelo site, por conta disso possui as mais altas tecnologias para auxiliar na logística de seus produtos. Para garantir que os mesmos cheguem dentro do prazo aos destinatários, possuem uma central de experiência para acompanhamento em tempo real, no qual há equipes de supply chain, vendas e sistemas.
Mas antes de chegar as consultoras, a cadeia de suprimentos da Natura começa lá pelos fornecedores, prezando os sustentáveis, e para tal foi criado um sistema de acompanhamento denominado QLICAR (Qualidade, Logística, Inovação, Atendimento e Relacionamento), depois passa pelos estoques monitorando o produto que está em falta e precisa ser produzido. Outro ponto da cadeia de suprimentos, que é bem legal da Natura, é como eles gerenciam as informações, sempre que um produto é comprado eles pedem avaliação e sugestão do cliente, para assim usarem as informações para melhorar seus produtos.
Como já do conhecimento geral, a Natura sempre preza a natureza, então suas embalagens são feitas de materiais reciclados, isso se deve muito a política de logística reversa utilizada. Com o projeto Elos entre a empresa e fornecedores e também o Dê a Mão para o Futuro que a mesma apoia, em 2017 conseguiu alcançar o índice de recuperação de produtos e seus materiais de embalagens em 29%, a meta para esse ano é 50%
A Natura possui 3 fabricas, 3 centros de distribuição e um armazém no qual é feita a separação (picking) buscando separar os distintos produtos do mix de pedidos dos clientes de forma ágil, depois disso a distribuição é direta, chegando ao consumidor de forma personalizada. E para chegar até o cliente a principal forma de modal utilizada é a rodoviária.
...