Relatório de empresa - Gestão Simulada
Por: Vinicius Almeida • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.678 Palavras (15 Páginas) • 376 Visualizações
RELATÓRIO DE GESTÃO
(PERÍODO 1 AO 9)
PRESIDENTE: JACQUELINE DE JESUS
CEO: VINICIUS ALMEIDA
DIRETOR FINANCEIRO: PABLO MORAES
DIRETOR DE PRODUÇÃO: ANA PAULA VIANA
DIRETOR DE RH: LUDMILA AIRES
DIRETOR DE VENDAS: MAURÍCIO BARRETO
1- Produção
O principal objetivo é gerenciar a fabricação dos produtos. Dentre as principais decisões da diretoria de produção, podemos citar: a quantidade de cada tipo de matéria-prima a comprar, os prazos de pagamento, definição dos tipos de máquinas a utilizar, eventuais ajustes no nível de atividade da empresa e solicitação de horas extras para os operários. Os principais aspectos que o diretor de produção deve focar são: a capacidade produtiva de cada tipo de máquina; a situação das suas máquinas; os custos de estocagem; e informar ao R.H. a necessidade de empregados para operar as máquinas da empresa.
Máquinas iniciais:
Tipos de máquinas
Alfa
Beta
Gama
Produção
2.000
6.000
12.000
Quantidade
5
0
0
No primeiro período, nossa empresa teve um índice de produtividade de 1,01 com capacidade de produção de 10.000 unidades, ou seja, uma produção real de 10.100 unidades. Após um erro de planejamento juntamente com o RH para o segundo período, onde não foram feitas demissões em razão do não investimento e ajustes nos treinamentos e salários, obtivemos uma queda de produtividade para 0,95 que afetou o planejamento, onde os resultados esperados não foram obtidos, mesmo com a produção extra estipulada em 25%.
Após ajustes efetuados no salário de acordo com a inflação e o investimento em treinamento, o índice de produtividade voltou aos patamares normais no terceiro período, alcançando 1,02, juntamente com uma produção extra de 10%, alcançando a venda de todos produtos produzidos, onde devido ao período sazonal que estaria por vir, também foram efetuados investimentos na compra de 1 máquina Beta e 1 máquina Gama, juntamente com a venda de 4 máquinas Alfas.
No quarto período além do aumento de produtividade para 1,05, devido a continuidade no ajuste dos salários em detrimento da inflação e investimentos em treinamento juntamente com a PL (participação nos lucros), foi feito um aporte na produção extra de 25% devido ao aumento da demanda ocorrida e planejada para este período, onde todos produtos foram vendidos, obtendo uma demanda bem superior ao que foi produzido, onde poderiam ter sido evitados alguns custos extras. Como haveria a queda da demanda para o próximo período, também foi efetuada a venda da última máquina Alfa restante.
No quinto período, as estratégias anteriores que deram certo foram mantidas, elevando a produtividade para 1,06 e efetuando a venda de todos os produtos produzidos, sem produção extra, onde a produção real devido a produtividade foi de 19.080 produtos.
No sexto período a produtividade elevou-se para 1,07 e foram produzidos 19.260 produtos, todos vendidos.
No sétimo período e sempre mantendo os mesmos investimentos em treinamento e reajustes de salários a produtividade foi para 1,08 onde os 19.440 produtos foram vendidos. Como no próximo período a demanda será mais elevada, foi adquirida mais uma máquina Gama.
No oitavo período a produção extra foi de 25%, onde juntamente com a chegada da nova máquina e com a produtividade de 1,11 elevaram a produção para 41.625 produtos, todos vendidos.
No último período, o nono, a produtividade aumentou para 1,12 e como a demanda iria cair novamente devido a passagem do período com demanda elevada, não foi feita produção extra, onde foram vendidos os 33.600 produtos produzidos.
Máquinas finais:
Tipos de máquinas
Alfa
Beta
Gama
Produção
2.000
6.000
12.000
Quantidade
0
1
2
2- Recursos Humanos
A Diretoria de Recursos Humanos é responsável pelos funcionários e tudo o que diz respeito a eles, como admissão, demissão, salário, treinamento e remuneração.
Período 1º
A empresa First Place iniciou sua produção utilizando cinco maquinas Alfa, onde cada máquina precisava de 80 funcionários para sua operação, tendo no total a necessidade de 400 funcionários operando, de um total de 470, ficando assim 70 funcionários ociosos. A empresa decidiu não mudar o quadro de funcionários, pois precisaríamos deles nos próximos períodos com a compra de maquinas, e a demissão desses poderia causar custos muito maiores e gerar insegurança nos outros funcionários, os quais ficariam desmotivados, comprometendo assim a produtividade da mesma. O salário inicial foi de R$ 3.000,00, a produção/homem foi de R$ 21,49 e o índice de produtividade estava em 1,01, significando que a capacidade produtiva estava boa.
Período 2º
Neste período decidimos não alterar o salário, e a produção manteve-se em seu nível habitual, no entanto, a motivação que deveria ter permanecido a mesma, diminuiu, tornando-se ruim, e consequentemente o índice de produtividade, mas a produção/homem aumentou para 25,27.
Período 3º
Como havíamos planejado desde o início, vendemos quatro maquinas Alfa, e adquirimos uma Beta e uma Gama para melhor produção, e consequentemente investimos 3% em treinamento dos funcionários para melhor utilização das mesmas. Como podemos observar a baixa motivação dos funcionários
...