Resenha Inteligencia Artificial
Por: rotta28 • 12/10/2015 • Resenha • 910 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Referência Bibliográfica: DWYER, Tom, www.lendo.org.com
Inteligência artificial, tecnologias informacionais e seus possíveis impactos sobre as ciências sociais
Por Rodrigo Barbosa
O objetivo deste trabalho é analisar a dimensão das Ciências Sociais na Sociologia, relacionados na era da tecnologia informacional. De que forma é essa ferramenta é utilizada pela sociedade atual e o que ela afeta na Ciência Social, potencialmente o ensino, pesquisa e construção de teoria. Atualmente percebe-se o aumento da comunicação e informação eletronicamente.
O pesquisador Tom Dwyer visitando e trabalhando nos setores de universidades inglesas, conclui que há diversas ferramentas que lhe dão todo o suporte. Neste momento veio à questão de modernidade no ensino devido às mudanças avançadas tecnológicas. Antigamente, existia um professor passando conhecimentos ao seu receptor, seu aluno, e hoje as coisas não são bem assim, segundo as pesquisas descobre-se a expressão “SA” que significa some e acha :
“Perguntei para o professor que me tinha convidado qual era a atual relação professor-aluno? Ele me respondeu SA, perguntei SA? Pois é ele respondeu Some e acha. Ou seja, o professor não fornece mais as informações, orienta o aluno e o ajuda a entender tudo o que descobre nas suas pesquisas”
A partir daí, o pesquisador analisa que um professor não passa a lição desatualizada, ele orienta e ajuda a entender o que de fato descobriu suas próprias pesquisas. Como seria se um professor da época antiga onde o ensino é baseado em livros e dados atualizados, onde a forma de ensino é sem ênfase dinâmica e interatividade com os alunos? Seriam como vistos como defensores da anticiencia. A revolução informacional também abre portas a outros meios como engenharia genética e organizações virtuais.
Percebe-se então que ainda há profissionais dispostos a não mudar o modo de ensino e também a não atualização dos mesmos, sendo que os maiores prejudicados não serão os pesquisadores nem os docentes e sim os que estão aprendendo desta forma.
Contudo, a pesquisa relata o desenvolvimento da tecnologia onde o objetivo é fazer mais em menos tempo e com maior qualidade, através da busca tecnológica como, por exemplo, ver a diferença entre centenas de documentos arquivados com separadores em um fichário e um programa de editoração de textos onde foram digitalizados serão muito mais fácil achá-los e rápido produzindo respostas ágeis, perguntas focadas e na hora exata. Programas especializados, armazenamento e banco de dados que fornecem todo suporte de rápido acesso, interconectar classes de dados, isso faz com que aumente a qualidade sem gastos excessivos de tempo e recursos, isso traz o que antes poderia ser fora de alcance devido ao tempo, a possibilidade de acesso pela informatização da sociedade. O Excel e NUD*IST conseguem fornecer a analise de um material da maneira mais completa, claro que, sabendo-se descrever o que esta sendo observado e manipulado corretamente, sem haver consumo excessivo de recursos humanos de assistência de pesquisa, trabalhando em tarefas muito repetitivas. Vemos que nessa forma o professor que transmite uma serie de dados passe a ser o professor que auxilia o aluno a interpretar os dados
...