Resenha Livro
Por: rasilvajr • 24/6/2015 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
O livro narra a história do bem sucessido executivo John Daily, além de técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Vários fatos de sua vida congruiam para um mesmo nome: “Simeão”. Várias coincidências que ele não conseguia entender além de um sonho recorrente levam-no à mesma mensagem até então incompreendida:- “Ache Simeão e ouça-o!”.
Com o desgaste natural na vida conjugal, incompreensão das atitudes de seus filhos que tornaram-se rebeldes, além de um levante sindical na empresa em que trabalha, ele começa a perceber que está perdendo o controle sobre sua vida.
Sua esposa sugere que ele faça uma reflexão sobre suas atitudes e ele conversa com um pastor da igreja que frequentava. Esse mesmo pastor aconselha-o a participar de um retiro no mosteiro João da Cruz, à margens do lago Michigan.
Após breve pesquisa, ele aceitou o retiro, movido pelo interesse em encontrar com uma lenda da administração empresarial, Len Hoffman, uma homem que após dirigir com grande sucesso financeiro e material, grandes corporações, desligou-se do mundo dos negócios e tornou-se monge neste local.
Um dos cursos desenvolvidos nesse retiro seria ministrado pelo Monge Simeão (outra coincidência) nome adotado por Len Hoffman no monastério.
Nos ensinamentos houve a diferenciação entre poder e autoridade e o conceito de liderança, os paradigmas sobre o novo e o velho, em aliar o cliente ao seu negócio, além dos modelos de lderança existentes e ideais.
O principal ponto foi o de que o administrador deve ser principalmente um serviçal aos seus comandados chegando a sacrificar-se por eles. Na visão do líder, deve-se deixar de lado os sentimentos, e o que deve conduzí-lo é seu comportamento e escolhas, o falar e o fazer.
Assim cehaga-se à conculão de que para ser líder é preciso servir aos seus liderados.
...