Resenha Marketing X Finanças
Por: GESSICA2011 • 28/5/2018 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Géssica Geremias - 21 de Maio 2018
Resenha Marketing X Finanças
Por Carlos Alberto de Azeredo Santos
O autor, Carlos Alberto de Azeredo Santos, desenvolve no decorrer deste artigo, a análise do departamento de marketing e financeiro. Suas visões diferentes do que se diz respeito a resultado, e como esta visão se torna míope, com este pensamento.
Segunda o autor, o objetivo principal de toda organização, é obtenção de resultados que se traduzem em lucros.
Porém muitas vezes o setor de marketing e o setor financeiro entram em atritos, visto que ambos tem objetivos “diferentes”. Ao setor de marketing compete o incremento de vendas e a fidelização dos clientes, já o financeiro visa lucratividade, e encara os custos como itens a serem reduzidos. Surge um conflito entre eles, pois o departamento de marketing quer aumentar o lucro através de aumento de faturamento e de estímulos à recompra (que tem um resultado a médio e longo prazo), e por outro lado, o objetivo do departamento Financeiro é “não gastar” e priorizar a lucratividade imediata.
Assim, cabe ao departamento de marketing, com base num orçamento pré estabelecido e aprovado, a aplicação de recursos e atividades que resultem e maiores vendas e maior participação no mercado.
DRUCKER (2002) defendia que, a administração é multidimensional.
Numa outra abordagem KOTLER, define que, atingir meta organizacionais depende da determinação das necessidades e desejos do público alvo, e oferecer satisfações desejadas mais eficientes e eficazes que os competidores. Sendo assim conclui-se que uma visão diferente desta tornasse míope. E ambos os departamentos, devem trabalham em conjunto, e que o marketing deve ser valorizado, já que o mesmo é o encarregado de angariar clientes e fidelizá-los.
Reforçando este pensamento, KOTLER ainda diz que, a principal meta da organização de marketing é auxiliar organizações a atingir seu objetivo.
Ainda segundo KOTLER, o cliente lucrativo, é uma pessoa, residência ou empresa, que ao logo do tempo, rende um fluxo de receita que excede por margem aceitável o fluxo de custos de atração, venda e atendimento da empresa relativo a ele. Novamente reforçando a ideia de que a lucratividade do marketing vem a médio e longo prazo.
Por fim, concluísse então que, ambos departamentos devem trabalhar em conjunto. Setor financeiro deve trabalhar a visão a longo prazo, assim como o setor de marketing o faz, visto que, é mais importante fidelizar um cliente, para que o mesmo crie uma relação positiva e lucrativa com a empresa, do que fazer uma única venda e não obter mais retorno do cliente.
Esta é uma visão a longo prazo que as organizações devem buscar, ai invés das maiorias de visões míopes que encontramos no mercado.
...