Resenha do capítulo 1 - Organização, Processos e Tomada de Decisão
Por: tosttines • 16/8/2015 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 1.404 Visualizações
No capítulo I, o autor situa o leitor do significado do termo Organização mediante sua conceituação por diversos autores e em vários contextos. Há ainda a descrição de organograma, tipologias e layout; a estruturação sob as formas de ambiente externo e interno, e estes em micro e macro ambientes.
Nas tipologias de organogramas, percebemos a existência de dois tipos: um com base mecanicista e outro de base orgânica; onde como característica burocrática com divisões de trabalhos bem definidas apresenta-se o primeiro e, caracterizado por ser mais flexível e descentralizado e de ter ambientes dinâmicos, verificamos o segundo.
Tendo em vista os objetivos a serem alcançados pelas organizações, há a necessidade de relacionar e estruturar os recursos existentes nas empresas, tais como equipamentos e pessoas (ambientes internos e externos). O layout adotado faz toda a diferença para organização do ambiente interno, e o posicionamento dos equipamentos e aproveitamento do espaço será de acordo com o perfil da empresa e a forma que ela espera alcançar seus resultados.
Prosseguindo com a leitura do capítulo, após terem sido apresentados os conceitos primordiais para entendimento do que é e como funciona uma organização, é chegado o momento em que á apresentada/conceituada a Gestão de Processo: assunto de extrema importância para o Administração Pública. Essa importância se deve ao fato da organização ter os processos como suporte; para tanto seus processos devem ser orientados por fluxos e estes auxiliando a tomada de decisão.
Na busca dos objetivos de um processo, entretanto, não se pode esquecer o uso da tecnologia e da comunicação. É imprescindível que a mensagem proposta chegue ao seu receptor em tempo hábil, e seja entendida para a completa e correta operacionalização do processo.
Embora a gestão por processo seja vista por muitos como um desafio de gestão, ela tende a tornar as equipes mais desenvolvidas, fortalecidas e responsáveis, focadas para o alcance do objetivo proposto.
...