TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resoluções Lista de Logística Ação Administrativa

Por:   •  22/11/2022  •  Monografia  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Resoluções Lista de Logística

  1. Logística É o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem ate o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes. Já a Cadeia de Suprimentos é uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais.
  2. A função da logística nas empresas é garantir que os insumos e produtos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos. É capaz de gerar um grande diferencial competitivo, que permite às empresas se tornarem mais produtivas e se destacarem cada vez mais de seus concorrentes.
  3. A logística é uma área estratégica capaz de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor e ainda reduzir custos. É por isso que investir em logística é essencial para o crescimento de qualquer tipo de negócio. Essa ferramenta pode trazer como benefícios, o aumento da eficiência nos atendimentos, maior agilidade e melhora na comunicação, maior agilidade no fluxo de trabalho, redução de custos, acesso a dados atualizados, melhora na rentabilidade, etc.
  4.  As atividades primárias são: transporte, gestão de estoques, fluxo de informações e processamento de pedidos e serviços ao cliente. Já as atividades de suporte ou apoio são: armazenagem, manuseio de materiais, obtenção, embalagem protetora, programação de produtos e manutenção das informações. Embora na logística todo trabalho seja importante, ele se divide basicamente em dois grupos: atividades primárias de logística, que contribuem com as maiores parcelas do custo total e são fundamentais para o desencadeamento de outras atividades; e as atividades de apoio, essenciais para a continuidade das primárias, como armazenagem, controle, guarda e movimentação de materiais, suprimentos e informações, bem como os estudos de demanda, as devoluções e vendas de resíduos da produção, o layout das fábricas e galpões, entre outras.
  5. O giro de estoque é uma ferramenta que aponta a circulação das mercadorias, ou seja, quantas vezes elas foram vendidas e repostas completamente no armazém. Ele é um indicador muito importante para avaliar se a gestão do estoque é eficiente, mostrando se há equilíbrio entre compras e vendas dos produtos. Quanto mais eles forem vendidos, maior é o giro de estoque. 
  6. O transporte é um dos fatores primordiais para que se concretize o processo logístico. No entanto, vale destacar que esse processo não se resume exclusivamente ao transporte, mesmo ele sendo uma etapa importante de todo o procedimento. Basicamente, se não houver meios de transporte, não há processo logístico. No entanto, se não houver planejamento, não há transporte eficiente. Portanto, uma etapa complementa a outra, de modo que se garanta uma boa performance em toda a atividade. O processo logístico beneficia o transporte de mercadorias com a otimização do tempo, redução de custos, diminuição de chances de danos às mercadorias, etc.
  7. O Sistema Integrado de Transporte (SIT) de acordo com a lei 6.261/75 é definido como o conjunto dos sistemas metropolitanos e sistemas municipais nas demais áreas urbanas, vinculados à execução das políticas nacionais dos transportes e do desenvolvimento urbano. Através dessa lei, surgem os sistemas integrados com propósito de racionalizar a oferta de serviço à demanda, tornando o transporte coletivo mais barato para a população e dessa forma promovendo a mobilidade e acessibilidade dos usuários ao serviço público.
  8. Os modais de transporte são: rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário, dutoviário, infoviário. Todos os processos e etapas envolvendo o transporte devem ser minuciosamente planejados pelo setor logístico da empresa. Todos contam com vantagens e desafios, que podem envolver custos, segurança, agilidade e confiabilidade. É fundamental analisar cada caso individualmente considerando o tipo de mercadoria, o valor agregado, a distância e as vantagens e desvantagens que cada modal de transporte oferece. Saber os prós e os contras de todos eles e qual se adequa melhor às individualidades da mercadoria, do prazo, do percurso e do armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com