TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Artigos Científicos: TEORIAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tattyanecs • 23/11/2012 • 4.290 Palavras (18 Páginas) • 1.814 Visualizações
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de médio porte.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do Professor Wanderley Tavares.
LIMEIRA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO I: A EMPRESA 6
1.1 Principais produtos, equipamentos e processo 7
1.2 Composição da força de trabalho 8
1.4 Fornecedores (falta ver fornecedor de serviço e insumos 9
1.5 Principais mercados, clientes, público alvo 9
1.6 Principais concorrentes 11
1.7 Organograma ( verificar se é isso mesmo) 11
CAPITULO II: REFERENCIAL TEÓRICO 12
2.1 Origem da palavra Administração 12
2.2 O que é Administração? 12
2.3 Principais áreas funcionais e as funções administrativas 13
2.4 Teorias da Administração 14
2.4.1 Principais teorias da evolução do pensamento administrativo 14
2.5 Teorias abordadas para o estudo de caso 15
2.5.1 Teoria Estruturalista da Administração 16
2.5.2 Teoria de Sistemas 19
CAPITULO III: COLETA E ANÁLISE DE DADOS 23
3.1 Coleta 23
3.2 Análise de dados 23
CAPITULO IX: SUGESTÃO DE MELHORIA 24
4.1 Pontos fortes das práticas de gestão adotada pela organização 24
4.2 Pontos francos a serem melhorados 24
4.3 Sugestões de melhorias 24
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 26
ANEXOS 27
Carometrô 27
Cronograma de Atividades para elaboração do APS 29
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo um estudo de caso que será apresentado na empresa Distrigon, que atua na área de distribuição de alimentos refrigerados.
O tema é a abordagem da aplicação prática das Teorias da Administração na organização que escolhemos para realizarmos a elaboração desse trabalho.
Atualmente vivemos em uma sociedade de organizações e delas dependemos. O mundo moderno dispõe de uma infinidade de organizações diferente. Assumem variadas funções e estão aí para produzir algum produto ou prestar algum serviço. Essa é sua missão, seu propósito, seu escopo. Através da administração definem-se todas as estratégias que uma organização deve utilizar para que seja eficiente e eficaz, gerar valor, criar riqueza e oferecer resultados. (Chiavenato, 2008)
A administração constitui esse meio dinâmico e integrador, permite que as demais ciências possam transladar suas invenções e descobertas, para que as organizações sejam capazes de transformá-las rapidamente em produtos e serviços colocados a disposição das pessoas em todo mundo. (Chiavenato, 2008)
De acordo com a visão da empresa escolhida, selecionamos duas teorias administrativas para complementação. São elas: Estruturalista e Teoria de Sistemas. Segundo Chiaveato, ambas falam de ampliação de fronteiras.
A visão da Distrigon: “A empresa está empenhada na expansão de novos horizontes, no aperfeiçoamento constante de seus serviços e atenta à melhor relação com seus clientes, colaboradores e marcas que representa. Alem de aumentar seu território de atendimento cinquenta por cento em poucos anos”.
Trabalhando em cima disto, observamos que, a teoria estruturalista tem como objetivo principal, o estudo das organizações, fundamentalmente na estrutura interna e na interação com outras organizações, que são as unidades sociais e são concebidas para cumprir e atingir objetivos específicos, mantendo relações estáveis a fim de viabilizar o conjunto de metas propostas.
Isso nos fornece a base de que precisamos para estabelecer melhores relacionamentos e prestações de serviços, visando o crescimento da organização.
Já a Teoria de Sistemas, nos permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos que são, muitas vezes de naturezas completamente diferentes. (Chiavenato, 2011). Também, vê a organização como uma reunião complexa de partes orientadas para dado fim, relacionando-se continuamente com um meio externo. (Meireles e Paixão, 2003).
Ou seja, englobando as duas teorias, obtemos a base de que precisamos para iniciar nossa pesquisa e trabalhar com a empresa escolhida: Bigon & Cia Ltda EPP.
CAPÍTULO I: A EMPRESA
Luiz Eduardo Bigon, em 1988 fundou a Bigon & Campos Ltda (Distrigon), atendendo às principais cidades do interior de São Paulo na distribuição dos produtos na área alimentícia. É uma empresa de médio porte.
Nos 13 anos seguintes a empresa cresceu e se estabeleceu como uma das maiores distribuidoras do interior do estado, contando com uma frota de 20 caminhões, uma abrangência de 45 cidades e prédio próprio com amplas instalações, excelente localização e uma equipe de 40 funcionários.
Além dos produtos da linha de iogurtes e UHT Nestlé, a empresa distribui as massas Mezzani, sucos Jandaia, manteiga e doce Aviação e margarina Coamo, compondo um pool de produtos qualificados, com uma excelente aceitação de mercado e que requerem alto padrão de qualidade em sua distribuição e estocagem.
Figura 1: Fachada da Distrigon
Situada estrategicamente em uma das melhores rotas de acesso à cidade de Limeira e rodovias circundantes,
...