Responsabilidade Social - Instituto G.Barbosa
Por: Helo Leite • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.648 Palavras (11 Páginas) • 370 Visualizações
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
CAIO VENTURA
HELOISE LEITE
JEANE CALAÇA
JOÃO FILIPE
VALDELICE FREIRE
RESPONSABILIDADE SOCIAL
INSTITUTO GBARBOSA - IGB
Salvador
2014
CAIO VENTURA
HELOISE LEITE
JEANE CALAÇA
JOÃO FILIPE
VALDELICE FREIRE
RESPONSABILIDADE SOCIAL
INSTITUTO GBARBOSA - IGB
Trabalho de pesquisa desenvolvido na disciplina de Tópicos Integradores II como parte da avaliação referente à II Unidade do 7º semestre de Administração
Professor(a): Itana Novais
Salvador
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO. 04
RESPONSABILIDADE SOCIAL 05
HISTÓRIA E EXPANSÃO DO GBARBOSA 06
SUSTENTABILIDADE 07
CONCLUSÃO. 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 13
ANEXOS. 14
1 - INTRODUÇÃO
No cenário atual a preocupação com a responsabilidade social tornou-se tema importante tratado nas organizações, o que tem influenciado tanto nos seus objetivos, nas suas estratégias como também nos seus valores. Felizmente, há um número crescente de organizações produtivas que estão aderindo a projetos sociais, buscando cada vez mais desempenhar seu papel de sustentabilidade, percebemos isso no dia a dia, em visitas informais em organizações, nos meios de comunicação e das tecnologias de informação que passa por uma constante evolução e influencia no comportamento das empresas, visto que suas ações se tornam rapidamente públicas atingindo um grande número de pessoas, sendo assim as organizações tem se preocupado com o que realmente sua marca está vinculada, pois há uma maior aceitação por parte dos clientes de produtos e serviços de empresas consideradas socialmente responsáveis.
Nesse contexto que desenvolvemos esse trabalho, buscando um conceito satisfatório para o que realmente é responsabilidade social e apresentar alguns dos projetos sociais da empresa G.Barbosa além de conhecer um pouco da sua história.
Devido às práticas tanto empresariais, governamentais e até mesmo individuais estarem em constante crescimento e difusão o conteúdo apresentado nesse trabalho não pretende abranger de forma complexa o assunto proposto, uma vez que muito pode ainda ser desenvolvido sobre um assunto de tanta importância não só para a atualidade mas como para as gerações futuras.
2 – RESPONSABILIDADE SOCIAL
Muitos confundem a responsabilidade social com filantropia, outros acham que pagar os impostos salários dos colaboradores é responsabilidade social, isso nada mais são que obrigações legais, há ainda aqueles que acham que quem deve ter responsabilidade social são as igrejas ou apenas grandes empresas, na busca de um conceito realmente satisfatório, a conclusão é que responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem estar dos seus públicos interno(funcionários, acionistas, etc) como capacitação, concessões de bolsas de estudos, remuneração participativa, condições para que trabalhem de forma alegre e criativa há também o público externo (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.). ações voltadas para esse público serão tratadas com maior profundidade no decorrer desse trabalho.
Responsabilidade Social é portanto, uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade de forma geral.
Foi pensando em Responsabilidade Social que em 2005 o G.BARBOSA criou o Instituto GBarbosa (IGB) o qual tem a missão de promover o aumento da renda de pessoas socialmente excluídas através de parcerias solidárias para capacitação profissional. Executa projetos sociais em Aracaju/SE, Feira de Santana/BA e Fortaleza/CE para desenvolvimento de pessoas com deficiência, agricultores, artesãos, costureiras e catadores de resíduos recicláveis.
Priorizamos projetos de caráter estruturante e entendemos que eles precisam ser sustentáveis, ou seja, precisam permitir que os públicos beneficiados sejam os protagonistas da transformação, usando o conhecimento adquirido em nossas capacitações para gerar renda e acessar seus direitos de forma contínua, mesmo após o encerramento do apoio.
A equipe encara alguns valores como cruciais, eles direcionam o planejamento dos projetos e o dia a dia dos trabalhos, e sem eles não seria possível atingir os resultados esperados. Os valores são:
a) Sucesso dos projetos é proveniente das parcerias locais;
b) Idoneidade em todas as parcerias, convênios e negociações;
c) Transparência e disponibilidade de informações;
d) Competências da equipe interna e dos parceiros são a chave para a melhoria contínua da gestão dos projetos.
Através do Instituto, o GBarbosa ratifica a sua atuação como empresa socialmente responsável, que estimula o desenvolvimento local sustentável, acreditando na capacidade inovadora e empreendedora das pessoas da nossa comunidade. Em 2011, o Ministério da Justiça reconheceu a importância do trabalho do IGB e o qualificou como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP O Instituto G.BARBOSA estimula o desenvolvimento local sustentável, acreditando na capacidade inovadora e empreendedora dos moradores da comunidade, oferecendo oportunidade e caçando novos talentos.
...