RESPONSABILIDADE SOCIAL
Artigos Científicos: RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonngl • 15/11/2012 • 764 Palavras (4 Páginas) • 1.634 Visualizações
ALUNO(A)
PROJETO DE PESQUISA:
RESPONSABILIDADE SOCIAL
JOINVILLE
2012/2
1 RESPONSABILIDADE SOCIAL
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS JOINVILENSES
3 JUSTIFICATIVA
A responsabilidade social vem se tornando um assunto relevante no mundo empresarial. Preucupa-se em resgatar valores éticos e em criar ações relacionadas as questões sociais.
O desenvolvimento de projetos sociais cria um ambiente favorável e competitivo para as organizações.
4 OBJETIVO GERAL
Identificar estratégias necessárias ao desenvolvimentos de projetos de responsabilidade social em empresa.
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Conceituar responsabilidade social ;
● Indicar a importância para as organizações;
● indentificar os benefícios da responsabilidade social para as empresas.
6 PROBLEMA
Como as empresas têm se organizado para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social? E qual a percepção delas?
7 HIPOTESE
Se os projetos de responsabilidades forem vistos como fundamentais para a vida das organizações, resultam então em uma imagem favorável perante todos que nela envolvidos estão.
8 METODOLOGIA
A presente pesquisa caracterizou-se pela pesquisa exploratória,pois o principal objetivo é aprofundar o tema da responsabilidade social. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de identificar estratégias necessárias ao desenvolvimento de projetos de responsabilidades social nas empresas.
9 REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com Melo Neto e Froes (2001), a Responsabilidade Social das Empresas consiste numa decisão diretamente voltada a ações comunitárias na região em que esta presente e evitar possíveis danos ambientais decorrido de atividade que exerce.
Nos anos 1960e inicio de 1970, a regra nas empresas era tão-somente encontrar uma posição de destaque no mercado, bastava oferecer melhor qualidade ou menor preço. No entanto, os termos de competitividade mudaram do baixo custo para alta qualidade, flexibilidade e inovação, as empresas descobriram que as suas estratégias rapidamente caducaram (DRUCKER, 1989 apud KARKOTLI, 2006).
Segundo (ASHLEY, 2002 apud KARKOTLI, 2006 p.41)
“É crescente a utilização de estratégias e processos que melhor traduzam, junto com o lucro, a sensibilidade e sintonia das organizações para as necessidades de seus clientes internos e externos, relativamente a questões de qualidade de produtos e serviços oferecidos; a proteção e uso adequado de recursos do meio ambiente natural; a relações éticas e justas para com trabalhadores, fornecedores e governos, como indicadores que retratam a responsabilidade social da organização para com a comunidade da qual sofre e exerce influências.”
As empresas ao implantarem programas ou iniciativas que resultem em responsabilidades sociais, devem estabelecer um planejamento, fazer uma análise de como esta a situação atual e até aonde pretende chegar com a implantação Karkotli (2006).
O comprometimento que uma organização tem com a sociedade, através de atos e atitudes que causem efeitos positivos de modo amplo e especifico, desempenhando papel importante na sociedade e na prestação de contas, conceitua (ASHLEY, 2002 apud KARKOTLI, 2006).
Entende-se então que a visão geral da responsabilidade social corporativa é toda e qualquer ação que contribua para a qualidade de vida melhor da sociedade, onde as empresas através de projetos sociais demonstram sua preocupação assumindo obrigações de caráter moral e defendidas por lei.
O desenvolvimento de ações sociais que beneficiam a comunidade
...