Restruturação da fazenda estrela
Por: valternog • 25/10/2015 • Resenha • 784 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
FAZENDA ESTRELA
- ENUNCIADO:
A Fazenda Estrela produz em alta escala LEITE e SOJA.
A área está distribuída da seguinte maneira:
½ Pastagem do rebanho.
¼ cultivo de soja.
¼ arvoredos naturais.
Do faturamento total, 60% vem do leite e 40% da soja.
Há boatos de que o governo irá promover congelamento de preços de diversos produtos incluindo o leite e soja (em 60 dias).
Nas condições atuais, o leite apesar de defasado em seu preço ainda proporciona um pequeno lucro.
No caso da soja a situação é diferente, com o preço atual e o mercado saturado, as receitas cobrem apenas as despesas.
A mão de obra rural terá um peso maior daqui a dois meses, pois eles foram equiparados aos trabalhadores urbanos.
- INFORMAÇÕES:
Comenta-se que o preço da carne bovina poderá ter uma alta significativa, pois não será atingida pelo congelamento.
Os preços dos insumos para a produção do leite e soja serão igualmente congelados.
Poderá segundo a meteorologia ocorrer estiagens prolongadas no próximo inverno.
- QUESTÃO:
Encontrar soluções para que a empresa continue a operar pelo menos com mesmo nível de lucratividade atual, em se considerando as situações acima.
Plano de Reestruturação
Com base nas informações citadas anteriormente, nós como administradores da Fazenda Estrela decidimos reestruturar parte da fazenda e diversificar, visando melhorias e crescimento do negócio. Isso foi feito em parceria com engenheiros e técnicos do SEBRAE, que deram dicas e orientações de como proceder.
As mudanças se deram principalmente em ¼ da fazenda. O que antes era apenas plantação de soja deu lugar também a outras plantações. Explicando detalhadamente, os 25% foi divido em três partes:
1ª parte - 5% cultivo de soja.
Apesar do mercado saturado, não podemos extinguir totalmente a plantação de soja, então apenas minimizamos sua produção. Com isso vamos ter uma diminuição de gastos, que antes eram inúteis já que a soja não dava lucro. Os mesmos serão aplicados em outras áreas da fazenda.
2ª parte - 10% cultivo de milho.
A fim de aumentar a produção de leite, decidimos introduzir milho na alimentação da nossa fonte de lucro, mesmo que pequena, o gado leiteiro.
3ª parte - 10% arrendadas para cultivo de cana de açúcar.
O arrendamento dessa parte da fazenda foi importante para algumas questões. O arrendamento com o produtor de cana de açúcar foi acordado da seguinte maneira: Pagamento de três meses de aluguel adiantado; Do total desse aluguel 80% será pago em dinheiro e 20% em bagaço de cana; A contratação de nossos funcionários, ou seja, vamos desligar alguns funcionários da Fazenda Estrela e esse arrendatário deverá contrata-los.
Apesar de não podermos fazer nada com a área de arvoredos naturais, conseguimos autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, para a criação de trilhas de caminhadas.
Uma parte de nossos funcionários recebeu treinamento e foram remanejados pra essa nova atividade.
Com relação à equiparação salarial da mão de obra rural com a mão de obra urbana em dois meses, acreditamos que até lá nossos números em lucratividade tenham aumentado significadamente com nossas mudanças.
...