Resumo Burocracia Weber
Por: Lari Dutra • 21/8/2019 • Abstract • 987 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
Resenha 1
2-Conflitos na teoria de Weber:
Gouldner diz que Weber não percebe que a efetividade da burocracia varia segundo os modos pela qual ela foi introduzida. O contexto cultural não é neutro. As metas governamentais são diferentes portanto não há de se aplicar as mesmas regras.
Administração burocrática significa o exercício do controle baseado no conhecimento. Weber “burocracia é o fruto racional da disciplina”, está ligado a obediência, disciplina e especialização. Foco na execução da obra sem questionamento.
Outra confusão que Weber comete é em relação as autoridades por cargo e por questões técnicas, em que alguns casos dependem de um consentimento voluntário.
Na forma de representativa da burocracia, as normas, acordos e regras são justificados. Por outro lado, na burocracia punitiva, ocorre a imposição das normas.
De acordo com Weber a burocracia é a forma mais eficiente de se administrar. Entretanto, a intervenção de determinados grupos pode alterar o sistema burocrático.
3-Administração e o Contexto brasileiro
Conceito weberiano se tornou o modelo administrativo.
Racionalidade funcional está ligada as fabricas onde o operário trabalha sem questionar o processo.
Racionalidade substancial resguarda a liberdade do trabalhador.
Avanço da tecnologia pode tornar a racionalidade funcional cada vez mais comum, visto que o trabalhador tende a realizar trabalhos cada vez mais repetitivos.
De acordo com Whyte o indivíduo está em conflito crônico com a organização.
A ética da responsabilidade corresponde a ação racional referida a meios e fins.
Uma estruturação totalmente não alienativa não é viável.
O contexto político em que o país vivenciou, influencia a ética na qual a sociedade do determinado segue. A ética da convicção é a que ocorre em países que passaram por situações políticas na qual suas bases políticas foram subvertidas.
O consenso social é a chave para que a tensão entre as duas éticas se mantenha num grau que permita as organizações operarem segundo as expectativas normais de produtividade.
Existem 6 esferas do consenso:
-Valores gerais da sociedade
-Objetivos da organização
-Aos meios, normas ou táticas
-A participação na organização
-As especificidades de execução
-As perspectivas de conhecimento dos fatos
O texto aborda sobre as relações de poder, podendo ser coercitivo, remunerativo e normativo.
A racionalidade substancial é o conjunto de racionalidade objetiva e subjetiva.
Waldo pode maximizar a realização de suas finalidades recorrendo ao pensamento, relacionando corretamente os meios e fins.
Os fatores não racionais não devem ser entendidos como necessariamente contrários as finalidades da organização formal. Esses fatores podem ser vistos como recursos e riscos.
O processo de se tomar uma decisão é circular e multidimensional, portanto, é múltiplo sendo formado baseado em inúmeras decisões individuais.
O quanto alienado o empregado é afeta nos padrões satisfatórios da organização
Etzioni defende a existência de dois polos de envolvimento
1-Compromisso ----- positivo
2-Alienação----- negativo
Quanto mais baixa a qualificação do trabalho, maior é o quantum de auto alienação
A comunicação efetiva entre titulares da direção e operários diminui a auto alienação
Alienação é uma forma de se reduzir a incompatibilidade entre o indivíduo e a organização
A mais grave alienação consiste em não ter consciência da alienação.
Para Marx o trabalhador é alienado porque os meios de produção não lhe pertencem.
A alienação pode ser representada como uma privação do poder, em que, o alienado é apenas um agente passivo de comandos, ordens e decisões. Isso gera uma falsa noção de poder, pois o agente acha que está exercendo algum poder nas decisões, mas na verdade está sendo apenas um passivo.
O mecanismo de feedback é essencial no processo de elaboração das decisões, visto que, minimiza a distância social entre dirigentes e subordinados.
O êxito das organizações depende de sua sensibilidade e capacidade adaptativas circunstâncias e, ocasionalmente, requer a mudança das finalidades. Assim como um ser vivo, as organizações têm que se adaptar para se manterem vivas nos respectivos ecossistemas.
Karl Deutsch mostra que a informação é fundamental unidade do processo administrativo. Os problemas de organização são quase sempre, em última análise, problemas de fluxo de informação
...