Resumo do Livro O catador de sonhos
Por: Bernardo.veloso • 25/9/2016 • Resenha • 1.918 Palavras (8 Páginas) • 1.580 Visualizações
Capitulo 1
Insights: (Esclarecimentos, ensinamentos)...
- As pessoas ainda acreditam em crise, mas a economia não para, ninguém deixa de fazer certas coisas, e o dinheiro não some, ele muda de lugar ou fica parado, cabe a cada um busca-lo. A crise é como se fosse uma onda, não é um bicho papão, cada um precisa fazer a sua parte pulando, a não ser que queira se afogar.
- Não bancar a vitima, a oportunidade está ai para todos. Como em uma dança da cadeira, nem todos podem sentar, mas os que sobrarem podem adaptar e sentar na quina da mesa ou dividir uma cadeira. É hora de improvisar.
- Pare de fazer mesmice, ou seja, fazer coisas desnecessárias que dão trabalho e não dão resultado. Exemplo do frango que a família assava no natal e não cabia no forno, logo cortavam e assavam as assas separadas e gerações depois faziam isso sem se perguntar o porquê daquilo. Pense o porquê antes de fazer...
- Lá fora aceitasse tudo, vão para o exterior trabalham feito cachorros e moram em cubículos super baratos. Já pensou em experimentar fazer isso aqui?
- Não colocar o foco nas preocupações erradas, a economia do país não para de girar, gente passeando, comprando, comendo, viajando.
- Você pode perder sem se humilhar, quando as pessoas quebram e não dão conta de se levantar elas são inconsequentes, alguns quebram e ainda continuam andando de carrão. Melhor assumir o erro, parcelar a dívida, acalmando credores e manterndo sua credibilidade.
História: Gerando é de Campos Altos interior de minas e após uma geada que queimou toda a lavoura de seu pai, a família Rufino partiu para São Paulo onde a única referência era uma tia. Eles não foram bem recepcionados por essa tia e já perceberam que teriam que se virar, sua mãe logo arrumou um porão e começou a lavar roupa para fora, seu pai foi trabalhar de servente de pedreiro e a suas irmãs foram trabalhar como doméstica. O tempo passou e sua mãe teve um mal súbito, o pai de Geraldo abriu um boteco na favela do sapo e Geraldo e seu irmão Jorge precisaram ajudar trabalhando em uma carvoaria, logo foi para um aterro sanitário pois enxergou ali uma boa oportunidade de melhoria já que os garotos usavam roupas melhores que as suas. Foi enquanto que Geraldo quebrou pela primeira vez, após uma máquina raspar o terreno vizinho e levar as economias que vinham sendo enterradas ali a dois anos devido a necessidade de esconder do seu pai que era mulherengo e poderia gastar com as suas mulheres.
Capitulo 2
Insights: (Esclarecimentos, ensinamentos)...
- Não arrume desculpas a culpa é sua, você poderia ter evitado de alguma forma.
- Quando tiver um problema bem grande como uma concordata, não paralise, não fique só pensando nos problemas e não desanime.
- Foco naquilo que interessa, a cabeça é como se fosse uma caixa com vários compartimentos, onde em cada um deles fica armazenado alguma coisa específica
Capitulo 3
Insights: (Esclarecimentos, ensinamentos)...
- As oportunidades estão disfarçadas para todos os lados e de alguma coisa que você não nota ou tem preconceito, cabe a nós procura-la e aceita-la. Então, olho aberto para as oportunidades mesmo que pequenas, Ex: Enquanto trabalhava na mina de carvão via o pessoal passando mais bem vestido indo para um lugar, o lixão. E foi para lá que Geraldo foi e descobriu uma nova oportunidade.
- Dinheiro fácil não vem, pare com esse mito de casar com alguém rico ou jogar na loteria.
- Faça sucesso para você e para mais alguém, você não vai conseguir caminhar sozinho e deixar os demais para trás comendo poeira, é melhor você coloca-la para te ajudar na sua estrada de sucesso. Para fazer isso, aprenda sempre e compartilhe sempre.
- Influenciar as pessoas positivamente. Ex: pai e filho em atrito por escolha do curso que prestará na faculdade, o pai quer um curso que seja na área dele e o filho outro curso. Podemos simplesmente chegar para o pai e dizer que o filho é abusado e não aceita as opiniões etc... E chegar para o filho e dizer que o pai não respeita as decisões do filho, que ele é intolerante etc. Mas não, podemos dizer ao pai que o filho já sabe o que gosta e tem personalidade e dizer ao filho que o pai está só querendo proteger o filho. Influenciando aquela situação POSITIVAMENTE.
História:
Geraldo era office-boy do playcenter e sempre era recomentado que ele não entrasse nas salas dos patrões que eram judeus e racistas, porém ele nunca deu bola e entrou. Até porque não sabia ao certo o que era racismo, até que a recepcionista fez com que Geraldo cursasse um supletivo a noite.
Certo dia, o patrão de Geraldo pediu para que ele comprasse dois ingressos para uma peça de teatro, porém ele gostaria de escolher os lugares e deu para Geraldo um dinheiro que deveria ser dado ao vendedor no momento da compra dos tickets para que o dono conseguisse as desejadas cadeiras. Porém as cadeiras estavam vazias e não foi necessário uma verba extra, e Geraldo foi devolvê-la ao chefe, que dias depois virou presente do dono para Geraldo.
Capítulo 4
Insights: (Esclarecimentos, ensinamentos)...
- A facilidade de enxergar oportunidades não é uma habilidade. Gerando desde pequeno exercia essa habilidade, como nos casos a seguir: Como a família de Rufino trabalhava muito, eles eram um dos poucos a terem televisão da redondeza e por isso Geraldo e Jorge vendiam bilhetes para que pessoas assistissem filmes na TV deles, e além disso Jorge fazia quitutes, como pipoca e arroz doce. Além disso tinha o baile do final de semana, que recompensava o 1º lugar, e ele sempre estava lá.
- Já somos vitoriosos desde que vencemos a corrida dos espermatozoides, deveríamos agradecer todos os dias quando acordamos pela novo dia que nos foi concedido. Ex: Geraldo passou por complicações no parto e quanto nasceu o médico chegou a solicitar ao seu pai que escolhesse quem sairia vivo da operação, seu pai, ficou calado e o médico conseguiu salvar os dois.
- Pare de olhar o presente só pelo embrulho, como a oportunidade de office-boy que depois de anos virou um cargo bem assalariado e com reconhecimento. Como o caso da faxineira de Rufino que atendeu o telefone e teve uma habilidade reconhecida.
História:
Com a máquina de personalidade “quem é você” Rufino decolou, cada aeroporto tinha um guichê desses e com recepcionista do playcenter, Rufino produzia muito dinheiro e ganhava muito dinheiro, cerca de 73 salários mínimos. Com o tempo seus patrões permitiram que ele pudesse colocar carrinhos de pipoca ao redor da máquina, e os pipoqueiros de Rufino eram excepcionais, limpos e arrumados. Fica claro então a necessidade de subir a meta conforme o patamar atingido.
...