Resumo sobre pesquisa de negocios
Por: Janaina Sampaio • 21/3/2017 • Resenha • 553 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
Um ponto bem interessante é feito por Gummesson (2000) que é a relação entre teoria e pratica na pesquisa de negócios e gestão onde ele vê acadêmicos, pesquisadores e consultores de gestão como grupos de trabalhadores que possuem conhecimento e dão ênfase diferente na teoria e na pratica.
Muito se fala em gestão baseada em evidências, Denise Rousseau (2006) argumenta que os gestores precisam mover suas decisões profissionais longe da preferência pessoal e experiência assistemática para aquelas baseadas na melhor evidencia cientifica possível.
Reay, Berta e Kohn(2009) realizaram revisão de vários artigos, e nenhum deles demonstrou a relação esperada entre gestão baseada em evidências e melhoria no desempenho organizacional.
O processo de produção do conhecimento na sociedade contemporânea se divide em duas categorias: “modo1” e “Modo2”.
O “Modo 1” é um modelo baseado na universidade, o conhecimento é impulsionado por uma agenda acadêmica Há diferença entre o conhecimento teoricamente puro e aplicada, este último os conhecimentos teóricos são aplicadas na pratica.
O “Modo 2” chama atenção na transdisciplinaridade em pesquisa, onde as fronteiras das disciplinas são ultrapassadas. E ela não se limita a instituições acadêmicas, há envolvimento de decisores políticos e profissionais que possuem amplo conjunto de experiências e habilidades com objetivo de resolver problema no modo compartilhado.
O termo “teoria “ é usado em um variedade de maneiras, mas o seu significado mais comum é um explicação de regularidades observadas para explicar. Há uma distinção entre teoria de médio alcance (são propensas a ser foco da investigação empírica) e grandes teorias (operam em um nível mais abstrato e geral). As grandes teorias oferecem poucas indicações para os pesquisadores.
Empirismo é utilizada para designar um abordagem geral para o estudo da realidade que sugere somente o conhecimento adquirido através da experiência e dos sentidos. O empirismo mudou ao longo do tempo de meramente descritivo para o trabalho analítico mais sofisticado (Frege 2005:194).
Temos a tendência de escrever como se a teoria é algo que orienta e influencia na coleta e análise de dados. Mas uma opção alternativa seria ver a teoria como algo que ocorre após a coleta e análise dos dados associados a um projeto.
Teoria dedutiva e teoria indutiva
A teoria dedutiva representa a visão mais comum da natureza da relação entre teoria e pesquisa. O pesquisador com base no que sabe e de considerações teóricas deduz uma ou mais hipóteses, que deve ser submetido a um exame empírico.
A teoria indutiva é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e chegar a uma conclusão. É a relação entre a teoria e a pesquisa e ai a teoria é o resultado da pesquisa. A indução representa uma estratégia alternativa para a ligação da teoria e pesquisa, embora tenha elemento dedutivo também.
...