Resusmo TGA
Por: cristianemiller • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.555 Palavras (11 Páginas) • 160 Visualizações
Dialética (sua opinião não anula a minha).
Método – modelo de repetição.
Composição dialética do pensamento:
Ciência – verdade (método-modelo de repetição), fundamentação.
Pressupostos Básicos-verdades inquestionáveis-aspectos importantes que não são mais objetos de questionamentos.
Técnica – conhecimento, prática, operacionalização do método
Arte – identificação, habilidade, capta uma realidade num plano vivencial e espiritual em forma subjetiva e pessoal.
Organização – atividade que agrega os meios ou recursos (material, financeiro, pessoal e tecnológico) afim de alcançar os objetivos da empresa.
Diferença entre Organização e Administração. Organização no sentido de empresa é uma função administrativa que pode ser Formal (escrito) e informal (verbal-comunicação). É a parte de um todo.
Recursos OPERACIONAIS: 1.humanos(gerência de talentos-pessoas-colaboradores); 2. Financeiro, 3. Materiais, 4. Tecnológico (KNOW-HOW)
Essência do trabalho na administração – variáveis básicas da administração:
- TAREFA – Menor tarefa, divisão de um trabalho.
- ESTRUTURA – cargos – conjunto de tarefas. Ex: Diretor. Dispõe os cargos em uma estrutura hierárquica, disponibiliza em níveis de cima para baixo. De cima manda e de baixo executa.
- AMBIENTE (organizacional) – abordagem contingencial: Interno> diretor, gerente, conflito...-Externo> marketing, marca, imagem. (Marketing não mente, induz).
- TECNOLOGIA – tem que adquirir. Alto custo. Demanda recursos financeiros. Ex atual Desenvolvimento tecnológico: drones.
- PESSOAS – um, uma. O “eu” – faça-se amar por outras pessoas. A sociedade do “EU” você projeta no ambiente de trabalho. Assimilar as deficiências das pessoas, assim como queres que elas o façam com você.
BASE OPERACIONAL – onde você trabalha. Criar um ambiente de confiança onde todos entendam o que estás fazendo. Não estarei sendo o responsável pela dificuldade do relacionamento por outras pessoas.
Antecedentes históricos da administração e influência dos filósofos
Sócrates – (470 a 399 a.c) reconhece a adm como uma habilidade pessoal separado do conhecimento técnico e da experiência.
No entanto, a Qualificação técnica é fundamental para o exercício da profissão de administrador. Experiência não é tão importante quanto conhecimento técnico.
Aristóteles – (384 a 322 a.c) estudou a organização do Estado de três formas de administração pública: monarquia (governo de 1 só pessoa), aristocracia (governado pela elite. Ex ditadura militar) e democracia (governo do povo – emanda a partir de 1964).
Platão – (429 a 347 a.c) forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Karl Marx – (1818 – 1895) o Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. O “Manifesto Comunista” (Marx e Engels) é sua principal obra que significa o estudo do “Mais Valia”. O excesso da produção deve ser compartilhado. PL (Participação nos Lucros).
Reflexão:
Para que serve o sindicato? Qual sua força em defesa dos interesses coletivos?
Começa os conflitos: colaborador x patrão.
Não existe a inflexão do conhecimento.
Sociedade que vive de bolsas não questionam.
Influências das organizações:
– Igreja Católica: - influenciou profundamente o pensamento administrativo. Ex: Assessoria, Coordenação Funcional, Hierarquia. Ex: papa (pop), cardiais, arcebispos, bispos, cônegos, padres, ministros, leigos, orelhinhas;
- Militar – exército – começa com Napoleão, só que não tem nada escrito, por isso não tem reflexo contundente. Hierárquico – Estado Maior - Descentralização da autoridade. Ex: marechal, general, coronel tenente, major, capitão, tenente, sargento, cabo, soldado.
Aceitação do medo pelo Militar. Aceitação da Fé pela Católica.
Reflexão:
Hoje – Linha de produção o Diretor só resolve assuntos estratégicos.
Outra Contribuição (influência) para a Administração: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Aqui começa o estudo da Administração como ciência.
1976 – um marco. 250 anos de transformações. Transforma a sociedade que já existia a um novo modelo de organização.
- Mecanização da indústria e agricultura para o Desenvolvimento tecnológico (Análise do comportamento humano).
- Desenvolvimento do setor fabril: Do artesão (oficina:participação, observação) para a fábrica – operários-envolve treinamento, preparo.
- Aceleração dos transportes e das comunicações. Antes era pelo lombo do animal passando a ferrovias etc. Antes pombos-correios (?) para as novas tecnologias.
Reflexão : PROCESSO VELOZ. Hoje os cursos meia boca não se consegue mais empregos, porque o mercado é global: capacitação, treinamento. Descompasso. Matrícula. Prox. moradia – cancela daqui e migra para outra.
Condicionante da comunicação – qual virá a ser o novo cenário?
Influências dos economistas liberais: término séc. XVII Revolução Francesa – Briga entre capitalismo x socialismo (manifesto comunista: Marx x Engels) Tomar conhecimento da economia neoliberal. Ex: Russa x Cuba. Liberalismo: decorrem do direito natural, ou seja, a ordem natural é a ordem mais perfeita. Não tem influência do Estado.
Sociedade capitalista – luta de classe. MAIS VALIA – Excedente de produção. Se eu produzir mais do que fui contratada, devo ganhar mais. LUTA DE CLASSE – patrão x empregado.
Adam Smith (1723 – 1790) – economia clássica – ideia central: COMPETIÇÃO. Com visão na especialização do operário já enfatizando a necessidade de racionalizar a produção.
Técnicas de administração = Abordagem clássica de administração.
Classificação: administração científica de TAYLOR – TAREFAS – menor parcela possível da divisão de um trabalho.
Administração clássica – FAYOL – ESTRUTURAS – setores onde as pessoas desenvolvem suas tarefas.
Pessoas x sistemas. Capacidade inovadora para se readaptar ao mercado.
...