Roteiro de Estratégia
Por: Julio C. Bona • 22/5/2017 • Relatório de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
TRABALHO ESTRATÉGIA
Módulo AZUL
ANÁLISE EXTERNA:
1 - Análise PEST – 34 e 35
2 - Análise de Movimento dos Concorrentes – 36
3 - Análise SWOT dos concorrentes – 37
4 - Análise das 5 forças do segmento que a empresa está inserida e medir sua força – 38
5 - Em qual ambiente a empresa está inserida? - 49
ANÁLISE INTERNA:
1 – Análise dos stakeholders – 54 a 57
4 – Análise dos recursos/competências/fontes de eficiência/custos/valor agregado – 58 a 62
2 – Análise dos movimentos da organização – 63
3 – Análise SWOT da empresa – 64
5 – Qual a situação dos recursos e competências da organização – 65
Módulo VERMELHO
Elencar, Analisar e Finalizar – 88, 89 e 90
Uma empresa de sucesso, comandada por um empreendedor que busca sempre investir em inovação e capacitação de seus funcionários, transformando crise em oportunidade.
Desde que a Cacau Show foi criada, em 1988, o seu fundador, Alexandre Tadeu da Costa, procurou ver oportunidades em momentos de dificuldade e de crise. Quando tinha 17 anos ele se interessou pelo trabalho da mãe, que vendia porta a porta geleia real, roupa íntima, batom e utensílios plásticos para cozinha. Alexandre decidiu vender chocolates artesanais em domicílio e o primeiro desafio que enfrentou foi quando a empresa, que estava em sua fase inicial, precisava entregar uma grande quantidade de ovos de páscoa. Mas, a empresa fornecedora informou-lhe da impossibilidade de produzir ovos na gramatura desejada e Alexandre tomou uma decisão: para cumprir a venda direta feita, de duas mil unidades, resolveu produzir em casa os ovos com a ajuda de uma produtora artesanal.
Essa venda gerou o primeiro capital inicial da empresa, avaliado então em US$ 500,00, e com esse investimento Alexandre deu início às atividades da Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo. A partir daquela data passou por vários desafios e apesar das incertezas e problemas na economia, como hiperinflação nos primeiros anos, confisco em 1991 e impeachment de presidente, desvalorização do real. Ou seja, mesmo antes da expansão da classe C, ele queria ser a maior rede de chocolates do mundo.
Nos últimos anos a empresa vem mudando o seu posicionamento de mercado, investindo no mercado premium, mas também continua a produzir chocolates mais baratos, para um público com poder aquisitivo menor. Um dos seus grandes problemas atualmente é a concorrência com a Chocolates Brasil Cacau, do Grupo CRM, que detém também a marca Kopenhagen. Mas, um dos seus grandes dilemas seria a sofisticação da oferta, ao oferecer produtos com alto valor agregado o seu consumidor tradicional irá entender essa mudança? Dentro desse contexto em relação ao seu posicionamento, o que a Cacau Show pode fazer para reverter a ameaça da falta de cacau no mundo?
...