SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA QUESTÃO DE GESTÃO
Por: ingrid.s.almeida • 25/8/2016 • Monografia • 5.619 Palavras (23 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
INGRID SILVA DE ALMEIDA
SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA QUESTÃO DE GESTÃO
HORIZONTE
2012
INGRID SILVA DE ALMEIDA[pic 2][pic 3]
SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA QUESTÃO DE GESTÃO
[pic 4]
[pic 5]
HORIZONTE
2012
INGRID SILVA DE ALMEIDA[pic 6]
SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA QUESTÃO DE GESTÃO
[pic 7]
Trabalho apresentado em __/__/____
Resultado:______________________
BANCA EXAMINADORA
Professor, Engenheiro Eletricista, Especialista em Eng. de Segurança do Trabalho /Francisco Alexandre de Souza /IFCE / e-TEC.
Titulação/Nome do componente
Instituição
Titulação/Nome do componente
Instituição
[pic 8]
[pic 9]
AGRADECIMENTOS[pic 10][pic 11]
A Deus e à minha Família, que são responsáveis pela minha formação como ser humano;
Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, pelo excelente incentivo ao ensino a distância;
Ao Curso de Segurança do Trabalho, em especial ao professor Coordenador Francisco Alexandre de Souza, o grande responsável pela conclusão desta nossa formação profissional;
À Tutora presencial, professora Francisca Anice Bezerra, que foi o nosso suporte e nossa fonte de incentivo durante todo o curso;
À Coordenadora do Polo, Jacinta Carvalho, grande responsável em garantir o bom funcionamento do curso e boa estrutura física usufruída por nós;
Aos meus colegas de curso, os quais eu quero levar suas amizades para toda minha vida.
RESUMO[pic 12]
Com a dinâmica do mercado atual, as organizações necessitam buscar maneiras de se diferenciarem no mercado com o investimento constante em formas de competitividade. Em vista disto, um bom programa de Qualidade de Vida no Trabalho, com a priorização do capital humano, é uma forte vantagem competitiva, pois provoca um custo/benefício grande para a organização. Os métodos impróprios, na realização de uma atividade, podem trazer consequências negativas tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Para aquele, prejuízos à saúde física e mental. Para este, prejuízos à imagem, a produção e, consequentemente, aos cofres da organização. Uma parceria entre o Técnico em Segurança do Trabalho e a organização é uma forma bem eficiente para bem sucedida implantação de um sistema de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho, trazendo benefícios para todos dentro da organização.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho, Vantagem Competitiva, Valorização do Capital Humano.
SUMÁRIO[pic 13]
INTRODUÇÃO7
1 METODOLOGIA9
2 EVOLUÇÃO11
2.1 Evolução Histórica11
2.2 Evolução Jurídica12
3 CONCEITOS14
3.1 Qualidade de Vida no Trabalho - QVT14
3.1.1 Modelo de Nadler e Lawler 14
3.1.2 Modelo de Hackman e Oldhan15
3.1.3 O Modelo de Walton16
3.2 Estresse no Trabalho17
3.3 Higiene do Trabalho18
3.4 Doença Ocupacional19
3.5 Acidente do Trabalho20
3.6 Risco20
4 FERRAMENTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE DE VIDA NA ORGANIZAÇÃO22
5 A IMPORTÂNCIA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA AS EMPRESAS25
ANÁLISE CONCLUSIVA29
REFERÊNCIAS30
INTRODUÇÃO
As pessoas economicamente ativas passam grande parte dos seus dias nos seus postos de trabalho, sendo estes responsáveis por grande parte da qualidade de vida desses trabalhadores. Por isso, nos últimos anos, houve uma crescente preocupação com a higiene, saúde e segurança nos espaços laborais.
Por muito tempo, a higiene, saúde, segurança e qualidade de vida do trabalho foi um aspecto deixado de lado nas organizações, tanto pelos trabalhadores quanto pelos empresários. A prioridade dentro das empresas era a maior quantidade de produtos confeccionados dentro do menor espaço de tempo possível para geração máxima de lucro para as corporações.
Os empresários buscavam formas para aumentar a produtividade e os trabalhadores, necessitados de dinheiro, chegavam ao limite de trabalho suportado pelos seus corpos para aumentar a produtividade e conseguir mais recursos financeiros no final do mês. Porém, nos últimos anos, esta visão está mudando.
Devido os acidentes e doenças profissionais provocarem grandes prejuízos às pessoas, as empresas e a previdência social há uma crescente preocupação com a saúde e segurança do trabalho dentro das organizações. Além das responsabilidades legais por parte da criação de leis e multas para as empresas que não estão conformes as especificações de segurança do trabalho estipuladas, as organizações têm o dever moral em proporcionar um ambiente de trabalho livre de riscos desnecessários e condições ambientais que não provoquem danos à integridade física e mental de seus colaboradores.
Além dos prejuízos financeiros e humanos por conta da ocorrência de acidentes, atualmente, a empresa, que não têm como uma de suas prioridades o bem star de seus colaboradores, pode construir uma imagem muito negativa perante a sociedade, prejudicando o andamento do negócio e dificultando o destaque desta no mercado competitivo.
O problema abordado é a falta de compreensão da importância de se incluir a Segurança e Qualidade de Vida nas organizações, não apenas pelo fato de ser uma obrigação legal, mas também como fator de melhoria na gestão das empresas e por ser fonte de vantagem competitiva para estas.
...