SFO - Histórico IBGE
Por: Marcelo Raulino • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 163 Visualizações
FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR – FACEP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CAD
ADRIANA WANDERLÉIA AZEVEDO SILVA, BRUNA LORRANY CAJÉ COSTA, JOSEFA MARINA CÂNDIDO DE LIMA, MARCELO RYK LOPES RAULINO.
RELATÓRIO
RELACÃO DE TEMPO X DINHEIRO NO SUPERMERCADO O BARATEIRO
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II
PROFESSOR WASHINGTON SALES
PAU DOS FERROS – RN
19 DE OUTUBRO DE 2015
1 INTRODUÇÃO
Atendendo à solicitação do professor Washington Sales da disciplina Administração de Marketing II, apresentamos em seguida relatório de estudo sobre a relação do tempo e do dinheiro gastos durante os processos de compras nos supermercados.
Este estudo tem como objetivo identificar essa variação relacionando-a com todas as características que um supermercado possui para atender seus clientes.
2 TEMPO E DINHERO
A relação entre tempo e dinheiro gastos pelas pessoas na hora que fazer suas compras no supermercado varia bastante. Existem pessoas que podem passar cerca de dez minutos nas prateleiras e terem gasto cem reais em compras e outros podem passar uma hora e gastar apenas vinte reais.
Nota-se que a variedade de produtos existentes nos supermercados é gigantesca. São tantas opções e preços que o consumidor pode passar um bom tempo até decidir qual levar no carrinho. Outro fator que influencia também, neste cenário de tempo x dinheiro, é sair de casa já sabendo o que vai comprar. O consumidor pode até gastar um absurdo levando apenas dois minutos dentro do supermercado, provavelmente ele já tinha em mente qual o produto/marca/preço levaria.
Na visão de André Massaro, “O supermercado é um lugar criado para estimulá-lo ao máximo, fazer você agir por impulso e separá-lo do seu dinheiro”. Através destes estímulos, o consumidor pode levar horas fazendo suas compras. No entanto, muitas dessas pessoas podem gastar pouco ou muito. Vai depender do “encantamento” que elas vão sentir ao adentrar nas sessões de produtos.
3 METODOLOGIA
A empresa escolhida para a realização desse estudo foi o Supermercado O Barateiro, localizado na cidade de Tenente Ananias – RN. Além disso, utilizamos o método de pesquisa exploratória e qualitativa.
A pesquisa exploratória constitui de critérios e técnicas para a realização de uma descoberta, proporcionando ao pesquisador uma maior familiaridade com a situação. Para MALHOTRA (2001), o objetivo principal é possibilitar a compreensão do problema/situação enfrentado pelo pesquisador.
Acompanhamos o processo de compras de vinte consumidores. Neste acompanhamento, aplicamos um breve questionário com perguntas relacionadas a idade, gênero sexual, quantas vezes vai ao supermercado e valor da compra, além de informações técnicas coletadas pelo aplicativo. Durante todo o tempo gasto pelos consumidores, utilizamos o aplicativo Pedometer[1] para registrar o número de passos e o tempo gasto por cada pessoa.
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS
Para este estudo, houve a participação de 20 consumidores. O Gráfico 1 apresenta a distribuição da idade dessas pessoas.
[pic 1]
Observa-se que 45% dos consumidores possuem idade entre 31 a 40 anos. Cerca de 40% possui mais de 40 anos e apenas 15% possui de 21 a 30 anos.
O Gráfico 2 apresenta o gênero sexual dos entrevistados.
[pic 2]
Nota-se uma maior participação feminina (70%). O número de mulheres que frequentam o supermercado é bem maior que o número de homens (30%).
Em seguida, o Histograma 1 apresenta a variação de frequência desses consumidores no supermercado.
[pic 3]
Perguntados sobre quantas vezes vão ao supermercado, um dos consumidores consegue ir até 30 vezes durante o mês. Logo atrás, dois entrevistados vão entre 20 a 23 vezes. Os demais frequentam entre 1 a 15 vezes.
Em relação ao tempo, a tabela abaixo mostra os três consumidores que passaram mais tempo fazendo suas compras.
TEMPO | CONSUMIDOR 1 | CONSUMIDOR 2 | CONSUMIDOR 3 |
20 a 40 minutos | 30 min | 38 min | 35 min |
40 min a 1 hora | 42 min | 50 min | 1h |
Na tabela, as pessoas estavam realizando compras maiores, por isso permaneceram mais tempo nas sessões de produtos. Os demais entrevistados levaram alguns minutos pois o volume de compras era menor.
...