Seminario
Por: AndreiaGSR • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
DISCIPLINA: SEMINÁRIOS
Atividade da aula 06
RGM: 023.4173
Leitura do artigo: Como vencer o medo de falar em público
Entendimento:
O medo de falar em púbico é uma característica normal de oradores e pessoas que fazem apresentações, mas para se sair bem diante desse desafio é importante saber usar o medo ao seu favor, usar os aspectos positivos dele e o controlar.
Um bom começo para iniciar a palestra de acordo com o artigo é chegar e cumprimentar a todos, sorrir, pois somente dessa forma estará quebrando o gelo, e a plateia ficará mais a vontade para ouvir o apresentador e o mesmo para explicar.
A primeira recomendação se trata do tema, o apresentador deve estar bem preparado e conhecer muito bem, sobre o tema escolhido, caso contrario deve utilizar-se de ferramentas como projeções para poder abordar melhor sobre o assunto.
Destaca a importância de praticar o texto à ser usado, as falas e a forma com que vai organizar suas ideias. O ideal é usar inicialmente anotações, pratica olhar para a plateia, praticar gestos e postura, para que durante a apresentação não aconteçam tiques e outro vícios.
É muito importante ainda o apresentador se conhecer, saber como se comporta diante de uma apresentação, muito importante perceber seu volume de voz e suas expressões, conhecer suas próprias características, vai fazer com que o apresentador fique mais seguro diante de câmeras, microfones e ate mesmo da plateia.
O “medo e o nervosismo”, o assunto principal do artigo, é outro item de suma importância em uma apresentação, pois ele deve servir como alerta e funcionar como um limite para o palestrante, com o tempo vai ser mais tranquilo controlar o medo e consequentemente o nervosismo, o autor diz controlar, pois eliminar totalmente o medo pode ser prejudicial para as apresentações, porque uma pessoa que não tem medo de nada, durante uma apresentação pode transmitir uma mensagem de arrogância e autoritarismo, destruindo a simpatia e o envolvimento que a palestra poderia ter passado. E o nervosismo deve ser compensado com ideias positivas o que vai aniquilar a negatividade do nervosismo, dessa forma, imaginar e manter atitudes positivas conta muito no resultado de uma apresentação.
No final de tudo, simplifica-se apenas em saber aplicar o tema, conhecer sobre ele e compartilhar a informação de forma praticam, preparando todos que o assistiram para uma reflexão breve com o que estava sendo passado e fixando uma mensagem em suas mentes.
...