Senso dos 5S
Por: faltapouco • 10/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
Projeto de melhoria 5s
Oque é 5s?
O 5s surgiu no Japão durante a reconstrução do pais após a segunda guerra mundial.
Depois da guerra os japoneses receberam orientações de especialistas americanos para organizar-se e melhorar o controle da qualidade, que foi aperfeiçoado no estilo japonês ficando conhecido como (TQC- controle da qualidade total).
O programa 5s no principio era utilizado mais para organização, liberação de áreas, evitarem os desperdícios e resolver os efeitos pós-guerra. Com o passar do tempo surgiu novas tecnologias de comunicação e sistema de gestão tende se aperfeiçoar.
Conhecendo o 5s.
1 ) seiri- senso de utilização.
2 ) seiton- senso de organização.
3 ) seiso- senso de limpeza.
4 ) seiketsu- senso de padronização.
5 ) shitsuke- senso de disciplina e autodisciplina.
Colocando em prática.
1) seiri – senso de utilização.
Neste senso começamos a selecionar os materiais, ou seja, separamos o que é útil e o que não é, será descartado ou distribuído para outro setor que necessita.
O projeto teve seu inicio com desocupação de armários, bancadas, prateleiras e todo tipo de objetos acumulados.
Este trabalho foi feito com o mecânico de cada área ou estágio juntamente com o líder do setor avaliando os dispositivos e ferramentas que não tinham utilidade ou já não ofereciam condições de uso, com essa “revista”podemos assim dizer foram encontradas muitas ferramentas e peças novas de alto valor que estavam misturadas em meio a sucata, plástico e outros objetos de descarte.
Também foram alocados diversos itens para outras áreas, como ferramentas e carrinhos de transporte de peças e gabaritos. Com o senso de utilização ficou em uso realmente o que é usado no dia-dia e que apresenta boas condições de uso. Ver anexo 1 (fotos antes e depois).
2) seiton – senso de organização.
Todos sabem que tempo é dinheiro, logo quanto menos tempo perdemos mais ganhamos dinheiro, este senso (seiton) nos passa a importância de termos tudo organizado de modo que se tenha acesso fácil e imediato, sem perda de tempo.
Depois de separado os materiais foram criados lugares em pontos específicos para o uso de todos e conforme a necessidades da equipe. Também foi fabricado armários e painéis para a organização de ferramentas como torquimetros ( instrumentos de precisão) e ferramentas como chaves e outras.
Os manuais de processo também foram colocados junto com as IT ( IT- instrução de trabalho) para facilitar visualização.Nos armários de ferramentas foram criados novos suportes para manter organizados as ferramentas e assim criando mais espaços.
No setor de pintura as latas de tinta não tinham armários nem separação, apesar do espaço ser bem reduzido está sendo fabricado um armário sob medida para melhor organização;também foi fabricado um armário sob medida para mistura de tintas e lavagem de pistolas e recipientes.
Ver anexo 2 ( fotos ates e depois)
3) seiso – senso de limpeza.
Este senso nos leva a limpeza e asseio dos materiais e objetos que não poderão ser descartados, e agora tem de ser mantidos limpos e organizados, mantendo o ambiente mais agradável, indos além do físico e abrangendo o relacionamento com o próximo que também traz segurança e sentimento de tranqüilidade e bem estar.
Quando começamos a organização, criamos espaço também e junto com ele apareceu a sujeira, tanto do piso como de peças e instalações. Depois de muita faxina e organização recolocando cada coisa no seu lugar, começou a aparecer os trabalhos empregados e logo os elogios como resultados do trabalho. Ver anexo 3.
4) seiketsu – senso de padronização e saúde.
Neste senso são padronizados e definidos os padrões de cores, formas, localizações, placas etc.
Este senso tem por finalidade identificar os três primeiros sensos para que não se percam e na parte saúde é analisado os banheiros e refeitórios e demais instalações que necessitam segurança. A etapa de padronização foi iniciada com a pintura e armários e bancadas conforme o padrão definido pela fabrica e feio também a identificação de gavetas como particulares e outros fins.
...