PSICOLOGIA E SENSO COMUM
Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA E SENSO COMUM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorencosta • 7/10/2012 • 382 Palavras (2 Páginas) • 2.470 Visualizações
1. PSICOLOGIA CIENTIFICA X SENSO COMUM
O conhecimento cientifico procura bases sólidas, justificações claras e exatas, já o senso comum limita-se aos dados imediatos, procura explicações nem sempre profundas; é a observação que a sociedade no geral faz de um fato. Enquanto que o conhecimento cientifico é sistêmico, organizado, organizando explicações de modo geral e não de forma particular, buscando dessa forma prognosticar futuras ocorrências dos fatos estudados.
2. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA.
A psicologia pode ser definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
O objeto de estudo para a psicologia tem haver com o comportamento, que se define como toda forma de resposta observável realizada por um ser vivo, por ser um dado objetivo ele possibilita mensurações, análises e interpretações quantitativas e qualitativas.
Com relação ao objeto dos processos mentais está relacionado com experiências subjetivas que concluímos através do comportamento, de acordo com Myers está relacionado com sensações, percepções, sonhos, pensamentos, crenças e sentimentos. Por serem experiências subjetivas não é possível observação direta, dessa forma para mensurar, estudar é necessário: observar o comportamento, pois são consequências ou manifestações dos processos mentais; através da utilização de testes psicológicos de mensuração e pela associação dessas duas formas.
3. ESCOLA BEHAVIORISTA.
Criada pelo psicólogo John Watson, a escola behaviorista, diz que o comportamento é um conjunto de respostas adquiridas ou aprendidas que visa permitir ao organismo uma melhor adaptação ao mundo exterior. A causalidade comportamental possibilita a construção de explicações objetivas sobre a origem do comportamento, sua condição e até mesmo o seu controle, através de métodos como tentativas e erros. A Teoria Behaviorista diz que o comportamento é condicionado.
Outro psicólogo Skinner que destacou-se como sendo um dos mais profundos e pesquisadores do ultimo século, e acrescentou um novo elemento a teoria behaviorista, o estimulo. Skinner percebeu que através o estimulo, as consequências de um comportamento serviriam para sua fixação ou extinção. Dessa forma, chamou de reforço quando as consequências de um comportamento aumentam a frequência diante desse estimulo, é consequência positiva; chamou de punição quando as consequências diminuem a frequência do estimulo, é a consequência negativa.
Na teoria behaviorista o ser humano ao nascer é desprovido de comportamentos, apenas tem a aspecto puramente fisiológico, e a aprenderá a partir dos estímulos que receber do ambiente, é isso que irá moldar o comportamento desse ser.
...