Sistema de gerenciamento logístico
Por: gessynara • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
SISTEMAS DE GERENCIAMENTOS LOGISTICOS
- KANBAN
O sistema de gerenciamento logístico Kanban, tem origem japonesa e quer dizer cartões coloridos. O Kanban possui uma mesma metodologia do Just In Time, que tem por objetivo, a redução dos estoques e a melhoria da produtividade.
Para utilizar essa metodologia é preciso realizar o cálculo preciso das necessidades, ou seja, os lotes precisam ser em quantidades suficientes para atender a demanda já prevista com antecedência, de um tempo de ressuprimento. Portanto, os níveis de saídas precisam ser previsíveis.
O sistema Kanban foi criado pelos engenheiros da Toyota Motors Cia, logo, foi a primeira empresa a utilizá-lo na década de 60, após a segunda guerra mundial. A Toyota tem um método de produção muito reticente quanto a alterar o nível de força de trabalho, isso deixa os níveis de produções menos oscilantes.
A implantação de sistemas informatizados é uma necessidade em todo o mercado atual, seja qual for o seguimento da empresa, ele ajudará a desenvolver os processos de forma automatizada, assim evitando margens de erros e possíveis problemas futuros. Dessa forma, o Kanban, que era produzido manualmente, ganhou versões digitais em formato de software, entre eles o Kanbanflow.
- KANBANFLOW
O Software Kanbanflow é uma ferramenta interativa web, busca melhorias nos processos de uma organização, seja para melhorar a produtividade, como também uma forma de gerenciar tarefas usando sinalizações. Esta ferramenta surgiu do Sistema Kanban em agosto de 2011 na Suécia, ela atende pequenas e médias empresas e Freelances, mas especificadamente nos Estados Unidos, Europa e Reino Unido e esta disponível no site www.kanbanflow.com, tem a versão Free e Premium, com custo de $5 por mês, nela é possível criar uma área de trabalho colaborativa com a equipe.
É uma ferramenta bastante flexível, assim adaptando-se de acordo com quem a utiliza. Permiti uma excelente visão da situação do projeto de modo geral, simplificando a comunicação e liderança para uma melhoria contínua, ou seja, consegue acompanhar as tarefas e ver seu progresso, fazer marcações, adicionar, apagar e até reorganizá-las.
Para utiliza-lo basta um cadastro rápido do e-mail e senha. Na parte superior da tela do KanbanFlow há a opção “Administration”, onde se localiza as funções para personalização da área de trabalho, por meio dessa seção é possível convidar pessoas cadastradas, criar novas colunas ou criar novos painéis com novas áreas e projetos.
As tarefas podem ser ajustadas nas colunas apropriadas de acordo com as necessidades, dessa forma é possível criar prazos para as atividades e sinaliza-las pela cor, caso necessário, o sistema permite que crie subtarefas e delegue funções para os colaboradores convidados.
Com as tarefas criadas, o sistema possibilita o administrador gerenciar os projetos, movendo-os entre uma coluna e outra de acordo com o progresso de cada uma, o fato de criar novas colunas também aumenta a usabilidade do programa, uma vez que, assim, é possível ajustar a interface de acordo com as necessidades das atividades, como uma coluna com projetos que devem receber atenção especial, por exemplo, orçamentos não aprovados.
...