TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação, estrategia empresarial e gestão de negocio

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado traz ferramentas importantes, as quais estão ligadas aos sistemas de informação, este se constitui em um dos principais patrimônios de uma empresa, pode-se afirmar plenamente que a empresa para ser bem sucedida precisa gerenciar bem o tráfego de informações, independente de seu porte ou ramo de atividade, afinal todos os processos de negócios se baseiam em informações. Embora qualquer pessoa tenha idéia do que seja uma informação, no decorrer do trabalho essas serão definidas mais precisamente.

Um Sistema de Informação pode ser definido como um conjunto de funções integradas voltadas para a transformação de dados em informações. Semelhantemente a um sistema industrial ou agro-industrial, onde um processo transforma insumos em produtos.

Nesta perspectiva, a estratégia empresarial é um outro tema que será abordado. Os desafios e exigências atuais tornam o ambiente empresarial atual cada vez mais competitivo.

É possível evidenciar que nos últimos anos, as pessoas se deparam com cenários econômicos conturbados e consumidores cada vez mais exigentes e menos tolerantes, mais um motivo para tornar a gestão estratégica cada vez mais indispensável, para dirigir as ações de qualquer organização que tenha interesse continuar atuando no mercado, as organizações precisam compreender a sua real interação com o mercado, buscando decisões estratégicas sólidas e eficazes, possibilitando assim o alcance de resultados efetivos, mantendo sempre a visão voltada para o futuro, sem descuidar do presente.

2. SISTEMA DE INFORMAÇÕES

2.1 ERP

A sigla ERP vem do inglês e significa (Enterprise Resource Planning), e refere-se a um software integrado de gestão empresarial neste software é reunido soluções e informações gerenciais dos setores de uma empresa, como por exemplo contabilidade, finanças, fiscal, RH, suprimentos, patrimônio e vendas.

Durante o estudo e compreensão destes sistemas pode-se evidenciar que o sistema integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos. Este software normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa, estes podem ser de acordo com a conveniência, necessidade e capacidade de investimento do cliente.

Alguns módulos são comuns a qualquer segmento, como, folha de pagamento, contas a pagar, compras, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos. O que pode se entender claramente é que as empresas podem utilizá-lo diante de sua necessidade, integrando setor financeiro, estoque e outras áreas, para isso, utiliza um módulo para PDV. Já em indústrias por exemplo, que precisa controlar o seu “chão de fábrica”, há necessidade de um módulo específico para Planejamento e Controle de Produção.

Diante da modernização, e da necessidade do mercado em acompanhar as mudanças, cresce constantemente o número de empresas que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial.

Vantagens

Atomicidade dos dados, ou seja, esse sistema não permite que um mesmo registro seja gravado em diferentes partes do sistema, é um sistema integrado e permite que um módulo “visualize” informações geradas por outros módulos.

Outra vantagem é a reorganização dos Processos da Organização, para a implementação do sistema geralmente se faz necessário uma reengenharia dos negócios, com isto consegue-se uma grande diminuição na redundância de dados dentro do sistema. Está comprovado de forma estatística que em sistema não integrados a mesma informação pode estar armazenada em até seis lugares diferentes dentro de um mesmo sistema.

Além dos grandes benefícios já citados, esta ferramenta consegue aumentar Controle de Custos, permitindo saber o quanto é gasto e o tempo gasto em cada processo produtivo, e evita uma conciliação manual das informações obtidas entre as interfaces dos diferentes aplicativos.

A unificação dos sistemas de todas as filiais da organização é outro beneficio desta ferramenta, já que quando uma empresa adquire o sistema ERP, geralmente, este é implementado em todas as filiais da empresa, gerando assim uma diminuição no tempo do fluxo de informação dentro da própria empresa. Esta ferramenta permite o controle de Todo o ciclo Produtivo, já que com a implementação desse sistema as empresas conseguem um maior controle do ciclo produtivo, e estes auxiliam a empresa a administrar todas as etapas de produção de um serviço ou produto.

Além de todos esses benefícios o sistema elimina o uso de interfaces manuais e o processo de ordem de serviços e serviços internos passam a ser realizados de modo digital, sem a necessidade do uso de papéis, reduzindo desta forma o tempo.

Mas também possui algumas desvantagens tais como custos bastante elevados, referentes aos Hardware, infra-estrutura computacional e aquisição da licença de uso. Além do tempo de resposta do fornecedor as requisições feitas pelo comprador treinamento dos funcionários e a consultoria.

2.2 SCM

O SCM é uma sigla em inglês Supply Chain Management, e significa gestão da cadeia logística. E uma ferramenta na qual os instrumentos e métodos visam melhorar e automatizar o abastecimento, reduzindo os stocks e os prazos de entrega. Fala-se assim de trabalho “em fluxo tenso” para caracterizar a redução ao máximo dos stocks em toda a cadeia de produção.

Seguindo os instrumentos do SCM, as informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa passam automaticamente ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o Software de Gestão Integrada, como o ERP citado anteriormente.

Para uma compreensão geral, seguindo as informações sobre este sistema, trata-se de um instrumento que permite seguir o andamento das peças como exemplo, “rastreando” os diferentes intervenientes da cadeia logística. A maior vantagem desta ferramenta é o acesso rápido e global a todo e qualquer tipo de informação, portanto todos os atores envolvidos no processo podem ter acesso instantâneo a todas as particularidades do negócio e aos clientes e/ou fornecedores.

A maior desvantagem pode residir nos custos da tecnologia necessária para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com