Estratégia Empresarial e Jogos de Negócios
Por: cefeca • 27/6/2024 • Trabalho acadêmico • 391 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
Aluna: Vívia da Cruz Silva. Matrícula: 2011724ADMV
Disciplina: Estratégia Empresarial e Jogos de Negócios.
Matriz BCG
A matriz BCG pode ser descrita, em minha visão, como uma ferramenta muito útil dentro de uma organização que possui uma cartela com diferentes produtos e que deseje, como pode ser óbvio, uma melhor visão de onde aplicar seus recursos e investimentos para potencializar seus lucros.
Sabemos que o mercado é relativamente instável e a todo momento vivemos em momentos de incertezas, no qual as decisões precisam ser tomadas com cautela de maneira precisa. Uma organização que possui uma cartela de produtos e serviços a serem ofertados, deve possuir estratégias de marketing, principalmente, bem definidas para driblar as possíveis divergências que se pode encontrar no mercado ao longo do caminho.
Definido em dois blocos, taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado, a matriz BCG é caracterizada dentro desses dois blocos em quatro subgrupos. Tem-se os produtos que são considerados a “vaca leiteira” da empresa, que é aquele produto que mais possui a capacidade de trazer retorno para a empresa sem muito esforço, é o produto que mais se destaca na cartela daquele empreendedor. No segundo quadrante, tem os produtos denominados de “estrelas”, da mesma forma que o produto descrito acima, este possui seu grau de importância, mas é necessário que haja um esforço maior para que ele traga o retorno esperado no faturamento da empresa.
Em contrapartida, nos outros dois quadrantes, a matriz BCG vai definir os produtos como “ponto de interrogação”, aqueles que com as instabilidades que o mercado enfrentar não é possível saber se ele irá fazer sucesso ou não, deve haver um pouco mais de paciência para saber se é viável ou não o manter no catálogo de produtos. E por último, temos os “produtos abacaxis”, logo de cara pode-se imaginar que ele não é de tudo um produto bom para manter no catálogo da empresa, isso porque, muitas vezes, tudo que se gasta no investimento para que esse produto seja lançado e mantido no mercado não seja proveitoso e rentável.
Com isso, fica claro a importância do uso da Matriz BCG dentro de uma organização, através dela, o gestor conseguirá analisar a tendência que os produtos estão tendo, de acordo com o mercado naquele momento e investindo seus esforços e recursos no “produto certo”, ou seja, aquele que mais lhe trará benefícios economicamente falando.
...