Sobreviver? Análise a respeito da sustentabilidade socioambiental
Por: Augusto Uri • 29/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.863 Palavras (8 Páginas) • 321 Visualizações
Sobreviver?
Análise a respeito da sustentabilidade socioambiental
Campina Grande-PB
Abril de 2016
INTRODUÇÃO
Esse projeto de pesquisa tem como tema sustentabilidade ambiental nas organizações. Quando falamos em sustentabilidade ambiental nas organizações nos referimos a preocupação existente em atender as necessidades de hoje sem comprometer as gerações futuras, ou seja, o que plantamos hoje colheremos amanhã.A partir da revolução industrial o ser humano passou a degradar cada vez mais o meio ambiente, tendo isso em vista começou-se a cobrar novas atitudes de preservação, e foi ai que o tema ganhou seu espaço na constituição de 1988 e vem cada vez mais sendo abordado. Discutiremos a implementação de mudanças corporativas em organizações que têm adotado o conceito de desenvolvimento sustentável em seus negócios. Através disso elencamos alguns problemas que abordaremos no decorrer do projeto:
Existe uma preferência do consumidor por empresas sustentáveis? Podemos dizer que uma empresa sustentável teria uma ascendência maior no mercado do que uma não sustentável? Quais as vantagens e desvantagens do desenvolvimento sustentável para uma organização?Uma empresa sustentável torna seus colaboradores pessoas conscientes, levando melhorias para o meio externo ou não? Até que ponto as empresas sustentáveis estão explorando as novas tecnologias?
Após conseguir as respostas dos questionamentos citados anteriormente, esperamos chegar a conclusão de qual seguimento é mais viável para uma organização em detrimento de todos. E desse modo quem sabe conseguir mostrar para os colaboradores das instituições estudadas que existem outras perspectivas de crescimento, além das aplicadas no atual momento daquela organização.
JUSTIFICATIVA
Não poderia deixar de mencionar a razão de se discutir atualmente o conteúdo, principalmente pós-constituição de 1988 que mudou fortemente as leis ambientais no brasile após as reuniões da Eco-92 e da Rio+20, sem deixar de fora uma das mais importantes, que é a do protocolo de Kyoto. A escolha do tema veio com a necessidade e curiosidade de explorar mais a relação entre as organizações e a sustentabilidade, e entender como as empresas podem contribuir com melhorias para o meio ambiente, conseguir se desenvolver-se e ainda por cima se beneficiar ao praticar tal ato. Para fazer essa exploração, visitaremos empresas que se tornaram sustentáveis para atestar de fato as mudanças ocorridas na organização, após a implementação do sistema. Sem deixar de fora, obviamente, as empresas não sustentáveis, pois notar as diferenças no dia a dia de ambas é fundamental. Ter uma conversa com os colaboradores de organizações que desempenham atividades sustentáveis e colaboradores de empresas que não desempenham essas atividades (para descobrir o porquê de não desempenharem) é de suma importância para o desenvolvimento desse projeto, pois tentar chegar a uma conclusão de qual o melhor segmento para uma organização em detrimento de todos é o fundamental. Essas entrevistas serão desenvolvidas e aplicadas em entidades que possuem o tão “aclamado” selo verde, mas o que buscamos não é qualquer tipo de selo, se assim fizéssemos, ficaria muito amplo, iremos a instituições que possuam os selos “ecocert” e “procel”, no primeiro caso, garante que foram usados procedimentos naturais ou orgânicos para a produção de cosméticos e no segundo caso, é o selo que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
OBJETIVOS
GERAL
Investigar as organizações sustentáveis que possuam os selos “ecocert” e “procel”, buscando descobrir a importância da sustentabilidade para essas organizações, se assumem esse papel de fato e se existem atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, além de tentar desvendar na prática como essas medidas sustentáveis estão sendo aplicadas, que tipo de medidas são essas e apresentar ao fim, as melhorias internas e externas conseguidas através dessas medidas citadas anteriormente.
ESPECÍFICOS
Levantar dados através de questionários em entidades sustentáveis dos setores de cosméticos visando saber se houve melhorias nas organizações;
Entender se há uma influência na sustentabilidade com a ascensão de uma organização que passou a ser sustentável;
Apresentar se existem vantagens ou desvantagens que podem ser associadas a uma organização sustentável;
Mostrar se a sustentabilidade em uma organização torna seu colaborador uma pessoa consciente, assim influenciando na preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA
A metodologia é o espaço no projeto onde colocamos como o projeto vai acontecer, com quê, onde e quanto vai ser feito, portanto, faremos um levantamento bibliográfico, com base em referências da área de sustentabilidade, faremos uma exploração dessas referências, e utilizaremos uma opção metodológica do tipo Comparativo que busca compreender a realidade através de comparações entre grupos, fenômenos, locais ou tempos históricos diferentes; essa comparação se dar pelo fato do procedimento que neste trabalho realizar-se-á por meio de observação (direta e/ou indireta), pois através dessa observação identificaremos o perfil de cada organização pesquisada, como iremos pra campo, e este será em organizações que possuam a certificação dos selos “ecocert” e “procel” estes são os nomes específicos do selo, mas todos se enquadram como selo verde, é justamente para observar e coletar as informações necessárias, através de entrevistas, questionários e a própria observação. A pesquisa a ser realizada neste projeto pode ser classificada como descritiva e exploratória, pois estudaremos e levantaremos os dados estatísticos apresentados na organização sustentável estudada. Exploratória por ter como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito, além de se fazer uso do levantamento bibliográfico e entrevistar pessoas que tiveram experiências práticas e descritivas por se fazer uso de coleta de dados, tais como o questionário fechado e a observação, além, é claro, de pesquisa de opinião dentro da organização. A pesquisa será de campo e bibliográfica (como já foi citado anteriormente), além de documental. De campo por ir atrás de colaboradores (de ambos os sexos) de empresas que tenham o selo “ecocert” e “procel”, que utilizem o método sustentável e aplicar determinados questionários fechados. Bibliográfica por ter que realizar uma investigação dos assuntos que envolvem uma instituição sustentável deste tipo, com fins de entender melhor como age uma entidade desse ramo, seja no mercado ou na própria cultura organizacional dela. A investigação será, também, documental, porque se valerá de documentos internos a essas organizações. Para isso se baseamos no método de Hawthorne que conseguiu chegar a uma conclusão significativa por meio da observação e também na pesquisa quantitativa que busca a mensuração de dados.
...