TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Sustentabilidade

Por:   •  13/2/2018  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno Thayse Lopes Fonseca de Oliveira

Trabalho da disciplina Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Sustentabilidade

                                                 Tutor: Prof.Gisele Teixeira Saleiro

Macapá

2018

Estudo de Caso de Harvard: Entenda como técnicas mais modernas de tratamento de resíduos da mineração poderiam ter impedido que o distrito de Bento Rodrigues fosse varrido do mapa.

Referência:

Texto do Fichamento:

Com base no texto de que forma o sistema de gestão ambiental poderia ser evitado a tragédia?

Partindo-se da premissa que qualquer acidente ambiental pode ser evitado (com aplicação de técnicas de monitoramento e prevenção), pode-se concluir que uma das causas raiz motivadora do sinistro foi a negligência quanto a aplicação de um processo de segurança para a contenção de resíduos. A liquefação do solo, responsável pela ruptura imediata do aterro, que continha o rejeito, poderia ser evitada pela presença de um caminho preferencial que permitisse a passagem da água. Esse sistema é conhecido como filtro permeável, sendo uma solução comumente adotada em barragens. O emprego de uma gestão ambiental que utilizasse a análise de risco como ferramenta associada a fiscalização correta e presente, por órgãos competentes, poderiam evitar a tragédia ocorrida. Por exemplo, a Samarco poderia ter considerado no projeto do aterro, através da análise de risco, a execução do filtro (conforme citado acima), permitindo que esse sistema esvaziasse a mesma, em condições semelhantes.

Que tipo de gestão você aplicaria após esse acidente para restabelecer a credibilidade da população de forma geral e dos seus investidores?

A Samarco, a priori, precisaria adotar o que chamamos de gestão de crise. Dentre as ações nesse cenário, pode-se se destacar:

- Contratar uma empresa especializada em gestão de crise, que possa auxilia-la na comunicação com a imprensa, evitando qualquer tipo de omissão ou falta de esclarecimento;

- Assumir toda responsabilidade sobre os custos referentes aos danos materiais e pessoais relativos ao acidente;

- Promover discursões sobre o sinistro, através de uma revisão geral das técnicas preventiva adotadas nas obras da empresa. Essa postura demonstra interesse da empresa em evitar futuros problemas;

- Valorizar e premiar todos os atos heroicos listados no artigo, como forma de demonstrar que a empresa tem gratidão e deve profundas desculpa pelo ocorrido;

- Zelar pela imagem da empresa, mesmo após o ocorrido.

A responsabilidade social pode ser um atenuante? Por quê?

Sim. A responsabilidade social pelo ocorrido, no sentido de assumir o ônus pelos impactos sócios ambientais, tende a gerar empatia perante a sociedade. A omissão é o pior comportamento nesses casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com