TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
Por: douglas26 • 17/11/2018 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
Segundo LAUDON LAUDON (2011) “Os sistemas de informação são parte integrante das organizações. E embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade, de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia é e deveria ser usada. ”
A Exata Cargo LTDA, procura ser a melhor empresa consolidada no segmento de transporte de cargas, tem dado ênfase em sua estruturação organizacional desde o início, em 2004, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade, transparência, excelência e prazos. Com tudo tendo o cuidado de programar paralelamente uma estruturação de dados e informações, integrados por meio de um sistema informatizado, cujo principal objetivo é agregar eficiência no tratamento dos processos, análise operacional e consequentemente a tomar decisão com base nas informações obtidas.
Para a informatização da empresa foi necessário um custo médio de R $150.000,000 (cento e cinquenta mil reais) incluindo hardware e software.
Dentre os investimentos feitos pela empresa, está a implantação de um sistema principal o ESL que é um software responsável pelo gerenciamento dos demais sistemas utilizados pela organização.
Os computadores da empresa dispõem do sistema operacional Linux que é mais vantajoso, pois oferece baixo custo. Além de ser um sistema livre, tem maior segurança caso haja tentativa de invasão de hackers.
Para o resgate e aplicação dinâmica dos diversos níveis de informação nas operações cotidianas, a empresa utiliza dois servidores próprios, que encontram – se em uma sala climatizada com a temperatura devidamente controlada em 18° graus. Dois condicionadores de ar são interligados a um sensor que é responsável por manter essa temperatura evitando assim que o equipamento superaqueça.
Esses dois servidores funcionam sem interrupção compartilhando dados através de uma rede cabeada. Para que não haja paralisação do sistema, a empresa utiliza nobreak capaz de manter o equipamento funcionando por 5 horas caso falte energia. A Exata Cargo também dispõe de um gerador, que é acionado automaticamente 30 segundos após a queda de energia. Todos os cuidados possíveis são tomados para que as informações dos clientes não sejam perdidas.
Outra medida importante é a utilização de um servidor de backup em um lugar fora da empresa que faz uma cópia de segurança constante, visando a preservação dos dados da empresa e dos clientes.
Dentre os dois servidores que a empresa utiliza está o servidor de banco de dados, o SQL (Structured Query Language) em português Linguagem de Consulta Estruturada, é uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, tem finalidade de consultar os dados armazenados no servidor e disponibiliza-los quando requerido. O MYSQL trabalha em interação com o SQL e é responsável por oferecer uma interface gráfica ao cliente. É bastante utilizado nas áreas de contabilidade recurso humano entre outras.
O outro servidor é o TS (Terminal Services) com o TS apenas a interface de uma aplicação é apresentada ao cliente. Qualquer instrução é redirecionada através da rede para o servidor, onde a execução de todas as aplicações toma lugar. Esse servidor TS contém dentro dele 3 pontos de acesso virtuais que possibilitam a interação a nível usuário entre clientes e empresa, facilitando assim a aquisição do serviço ofertado pela organização através do site.
A informatização tem papel importante também na área de segurança da empresa, pois utiliza – se o sistema de câmeras Intelbras que permite a visualização em tempo real de diversos locais estratégicos da empresa, além de dispor do rastreamento dos caminhões via satélite.
...