TGA - Revisão Bibliográfica Sobre Soluções Burocráticas
Por: antiarthur • 30/11/2019 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Redação – TGA
Aluno: Arthur da Silva Rodrigues
Matrícula: 192200267
Sobre a burocracia E. Campos (1976) fala: “sua inflexibilidade, sua aplicação prática produz uma série de desajustes”. Ele continua com uma comparação a pintinhos, que em uma experiência são submetidos a associarem o som de uma campainha a um sinal de alimentação, e que a mesma campainha será utilizada para a sua decapitação. Isso simboliza (segundo Thorstein Veblen) uma incapacidade treinada, ou melhor (Warnotte) uma deformação profissional. Isso faz com que o profissional adote uma postura altamente prudente, metódica e disciplinada, se apegando de maneira extrema às normas e regulamentos, tendo que ser adotados meios burocráticos para inibir disfunções como estas que vieram justamente da adoção do modelo burocrático. Tal apego a normas passa a ser o principal papel para agentes burocráticos, prejudicando o processo administrativo principalmente no consumidor final. O cliente perde a importância e a “voz”, sendo tido como um fardo da empresa e não como responsável por todo o progresso produtivo dela. Segundo CRUZ, “A análise das disfunções práticas da burocracia, faz perceber que em sua aplicabilidade alguns pontos são passiveis de questionamentos e estudos. A sociedade, porém, observa e realça as imperfeições da burocracia, podendo deduzir que a palavra “burocracia” se reduziu para as massas populacionais, em suas disfunções.”
CAMPOS, E. Sociologia da burocracia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976
CRUZ, June Alisson Westarb. O contexto real da burocracia. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/913.pdf. Acesso em: 09 nov. 2019.
Atendimento ao cliente: tudo sobre estratégias, métricas e recursos para melhorá-lo. Movidesk. Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/tudo-sobre-atendimento-ao-cliente/. Acesso em: 08 out 2019.
...